7 de 10 órgãos públicos federais utilizam cloud computing
Serviços de computação em nuvem são utilizados por 70% dos órgãos públicos federais brasileiros
A utilização de serviços de cloud computing por órgãos públicos federais foi o destaque da nova edição da pesquisa TIC Governo Eletrônico. A pesquisa demonstrou o avanço das contratações de serviços digitais pelo governo federal.
De acordo com Manuela Ribeiro, coordenadora da pesquisa no Cetic.br, “Uma das principais mudanças observadas em 2021 foi o aumento da contratação de serviços de computação em nuvem. Todos os serviços investigados tiveram aumento. Cerca de 65% dos órgãos públicos federais usam email em nuvem, por exemplo. Já o uso de software de escritório em nuvem teve aumento de 32 pontos percentuais entre 2019 e 2021”.
A pesquisa ainda revelou uma grande diferença de utilização dos serviços em nuvem na comparação entre a esfera federal e as estaduais: 67% entre os órgãos federais ante 27% entre os estaduais. Menos da metade dos estados contratou armazenamento de arquivos ou banco de dados (44%) e capacidade de processamento em nuvem (34%). Estes recursos representam os passos iniciais da digitalização e podem ser centrais para ampliar a adoção de tecnologias emergentes. Além disso eles possibilitam o acesso a serviços em escala e de forma remota e flexível.
Autor
Portal Direito na Era Digital reúne informações sobre inovação, métodos, estratégias, tecnologias e digitalização para escritórios de advogados obterem sucesso em sua jornada no Direito 4.0