A recém lançada parceria entre Americanas e Google busca ampliar o conceito de customer experience e desenvolver novas oportunidades de negócios, trazer ganhos de eficiência e melhorar a experiência do cliente. Com base em uma dinâmica de trabalho open innovation as empresas planejam disponibilizar ao mercado novas soluções focadas no varejo, e-commerce, logística e fintech.
Atualmente a Americanas S.A conta com uma estrutura de varejo que abriga mais de 3,5 mil lojas. Além desse ativo robusto a empresa possui a unidade Inovação e Futuro (IF), que promove inovação de forma transversal na companhia. Como gestora de investimentos e programas de inovação, essa unidade tem como propósito criar e fomentar negócios disruptivos por meio de novas tecnologias. Dessa forma a IF se mantém em contato direto com o ecossistema de inovação e executa uma série de funções, como Aceleradora, Incubadora, Corporate Venture Capital, Novas tecnologias e Motor de M&A.
Com o novo projeto entre as duas empresas estão previstas três grandes iniciativas.
• Hiper personalização da experiência do cliente: tem como objetivo elaborar e colocar em prática uma jornada de transformação digital das suas lojas físicas em pontos online de experiência e consumo. Para esse projeto omnichannel a parceria vai contar com o uso de dados, insights e inteligência contextual para permitir que os consumidores encontrem produtos com maior facilidade. Serão utilizados os ativos da Americanas e as soluções do Google Cloud para gerar experiências satisfatórias aos compradores.
• Tecnologia para inovar: a ideia dessa unidade é potencializar as tecnologias transformadoras presentes no Google Cloud. Para isso os recursos de Inteligência Artificial e Machine Learning serão acelerados e customizados para uma análise de dados mais inteligente focada no cliente.
• Excelência operacional: otimizar a produtividade com recursos tecnológicos e de automação é a chave desse projeto. Com ele será possível otimizar custos diretos da operação e oferecer diferenciais mais fortes e um melhor serviço para o consumidor. A ferramenta ainda permitirá prever a demanda e controlar o estoque, trazendo maior visibilidade sobre a cadeia de suprimentos.