Maior Centro de Inovação e Empreendedorismo Esportivo na América Latina
Com o objetivo de conectar diversos players de um mesmo setor interessados em trabalhar de forma conjunta, o Arena Hub reúne startups, programas de capacitação, challenges, mentorias e hackathons, permitindo um amplo acesso a conteúdo e conhecimento.
São Paulo, 2022 – O Arena Hub é o maior centro de inovação e fomento ao empreendedorismo com foco em esportes e entretenimento da América Latina. Com mais de 100 startups de todo o país, mais de 40 entidades esportivas e mais de 35 parceiros estratégicos nacionais e internacionais, seu principal objetivo é o de conectar entidades esportivas a startups que possam trabalhar em conjunto inovações para o fortalecimento da indústria esportiva.
Atuando no Base Coworking, iniciativa da WTorre Entretenimento no Allianz Parque, o Arena Hub reúne um time de profissionais com experiência e foco em inovação, dessa forma tem a possibilidade de criar elos, identificar oportunidades e necessidades e conectar os associados que tenham maior aderência. “Procuramos priorizar startups com propostas extremamente relevantes para o desenvolvimento do ecossistema, principalmente em um momento tão desafiador como este que estamos vivendo. Fomentar o senso de comunidade é essencial para promover a transformação da indústria”, diz Renato Gil – Co-Founder da 2simple, empresa parceira do centro.
Anunciado pelo Governo do Estado de S. Paulo, Secretaria de Esportes do Estado de S.Paulo, Federação Paulista de Futebol, EY, 2Simple, Allianz Parque, V3A e BNZ em 2020, o Arena Hub reúne os stakeholders fundamentais para o ecossistema: startups, empresas, entidades esportivas, governo e sociedade civil. Todos com espírito colaborativo e foco na geração de conhecimento.
Dentre os cases já finalizados e encabeçados pelo Arena Hub, encontram-se o desafio Like a Player (2020), Golaço by Ambev (2021), Podium Labs (2021) e Confut Nordeste (2021). Em parceria com o Sebrae, o Like a Player teve como objetivo incentivar novos empreendedores e também aqueles que oferecem ideias inovadoras para a indústria esportiva, proporcionando assim, a troca de conhecimento. Já o Golaço, foi desenvolvido com a Ambev com a finalidade de buscar startups que possam solucionar dores da indústria do esporte e entretenimento, com o intuito de potencialização do segmento e geração de novos negócios. O Podium Labs, programa de aceleração do Arena Hub, recebeu mais de 55 inscrições nacionais e uma internacional. O Challenge Confut Nordeste buscou incentivar o empreendedorismo no futebol e teve sua final apresentada na Conferência de Futebol do Nordeste 2021.
Para o início de 2022, o Arena Hub conta com dois grandes projetos: Like a Woman e o Desafio Paulistão. O primeiro, iniciado em 2021, tem como objetivo incentivar negócios com lideranças femininas e ajudar a transformar e melhorar a presença de mulheres nos cenários de inovação e esporte, enquanto a parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF) e a LiveMode vai possibilitar que uma startup coloque em prática, na final do Campeonato Paulista de Futebol, sua ideia para melhorar a experiência do torcedor. “Será um grande desafio. Em apenas 12 dias vamos fazer a implementação da solução para a final do Paulistão 2022. É a primeira vez que um campeonato desse porte promove uma iniciativa tão inovadora. Mas é isso que o Arena Hub faz: busca promover conexões e gerar negócios. É uma oportunidade para empreendedores oferecerem uma solução para o Campeonato Paulista e terem sua ideia em ação neste grande campeonato estadual, gerando uma enorme visibilidade para a startup”, afirma Ricardo Mazzucca, CEO do Arena Hub.
O Arena Hub é uma associação sem fins lucrativos, e será mantido por empresas da iniciativa privada, que se beneficiarão com toda a tecnologia e inovação geradas dentro do núcleo, podendo utilizar as startups para solução de seus problemas internos e criação de projetos com foco em desenvolvimento econômico e social.
Sobre o Arena Hub
O Arena Hub é um centro de inovação e fomento de empreendedorismo para o esporte. Com mais de 100 startups, mais de 40 entidades esportivas e mais de 35 parceiros estratégicos nacionais e internacionais, tem como propósito conectar profissionais, startups, entidades, investidores e grandes empresas do ecossistema. O intuito é incentivar e apoiar a criação e desenvolvimento de iniciativas, bem como acelerar projetos, empresas, tecnologias e ideias que se utilizem do esporte para promover a transformação digital, econômica e social. O projeto foi idealizado pela EY e 2simple em parceria com Governo do Estado de SP e Federação Paulista de Futebol e realizado em conjunto com V3A, BNZ e Allianz Parque. Para participar do Arena Hub, as informações estão no site do centro de inovação.