Os tribunais de todas as esferas disponibilizam serviços como pesquisas para acompanhar processo judicial, obtenção de informações sobre o Plantão Judiciário e acesso ao Diário da Justiça e dados de transparência. No entanto, o portal de cada entidade possui arquiteturas e até nomenclaturas diferentes, o que dificulta bastante o acesso dos usuários.
Para reverter esse quadro e promover uma padronização mínima na apresentação de informações institucionais nestes canais digitais, o Comitê de Comunicação Social do Poder Judiciário irá realizar no dia 25 de janeiro uma audiência pública para debater diretrizes para facilitação de acesso aos portais dos tribunais. O foco foco dos debates tem como prioridade a facilitação do acesso pelo público externo sem desrespeitar a autonomia e singularidade dos tribunais.
O encontro terá a participação de representantes de tribunais, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e das defensorias públicas, que vão apresentar suas dificuldades e propostas de melhoria. A meta é aprimorar os portais com navegação mais intuitiva, elevando a usabilidade. A partir das sugestões colhidas na audiência pública, o Comitê de Comunicação vai elaborar a minuta com recomendações, para ser avaliada pelo Plenário do CNJ. Entre as diretrizes do trabalho, estão a garantia da liberdade dos tribunais, a harmonia da comunicação com respeito a um padrão mínimo de apresentação das informações e a desburocratização do acesso ao Judiciário.
Fonte: Agência CNJ de Notícias