Ícone do site Portal Direito na Era Digital

Barueri e São Caetano lideram o ranking de cidades mais competitivas do Brasil

Competitividade é um critério preponderante na mensuração do cumprimento de metas e obtenção de rentabilidade entre as empresas. E esse conceito também é aplicável a paises, estados e municípios no sentido de fomentar políticas públicas, atração de investimentos, sustentabilidade e outros fatores.

Historicamente o Brasil tem uma competitividade muito baixa, mesmo quando comparado a nações no mesmo grau de desenvolvimento. Por isso as iniciativas como o Ranking de Competitividade e Sustentabilidade dos Municípios são tão importantes. O estudo realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), avalia os 411 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, onde vivem mais da metade da população do País. São analisados 5 indicadores, como funcionamento da máquina pública, questões fiscais, de saúde, educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica e telecomunicações. Recentemente o ranking da CLP incluiu indicadores que avaliam os municípios em relação às praticas de ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança) e de ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU).

Em nova edição do estudo divulgada esta semana, as cidades de Barueri e São Caetano do Sul, ambas em São Paulo; e Florianópolis, em Santa Catarina, foram consideradas as mais competitivas do País. O município de São Paulo, que ocupou a terceira posição no estudo inicial, caiu para o quinto lugar.

Estudos dessa natureza precisam ser valorizados e amplificados de modo a conscientizar sobre a importância da competitividade, não só nas empresas, mas também na esfera pública.

Sair da versão mobile