BibliOn é a biblioteca digital do Estado de SP
A BibliOn já está disponível desde meados de 2021. Mas somente agora ela está sendo lançada oficialmente ao público em geral. Nesse período de testes o aplicativo de empréstimo de livros desenvolvido pela secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo levantou 10 mil usuários com 30 mil empréstimos de livros. Agora que a plataforma está 100% operacional, será divulgada com mais intensidade. A expectativa é de chegar a 1,5 milhão de livros emprestados até maio de 2023.
Atualmente o acervo da BibliOn conta com 15 mil obras. Elas podem ser acessadas tanto por aplicativo quanto em computadores. Os usuários precisam se cadastrar na plataforma para ter acesso pleno ao acervo. A partir daí, o uso é similar ao de uma biblioteca convencional. Cada cidadão pode pegar emprestado até duas obras a cada 15 dias. Ao final desse prazo é possível solicitar uma renovação por mais 15 dias caso não tenha concluído a leitura. Como existe um número definido de licenças simultâneas por cada título, se o usuário solicitar um livro que está esgotado, ele será direcionado a uma fila de espera. Quando o título estiver liberado ele receberá um aviso no App.
Projeto inovador da secretaria de Cultura e Economia Criativa
O projeto da BobliOn começou a ser idealizado em 2019. Ganhou aprovação do governador do estado. A partir daí já foram investidos R$ 15 milhões pelo governo estadual para desenvolvimento da plataforma, divulgação, contratação e pagamento da equipe de curadores e despesas do projeto. Um ponto de custos importante é o licenciamento junto às editoras e aos detentores da propriedade intelectual. A próxima fase do projeto da biblioteca digital prevê parcerias com instituições públicas e privadas a fim de fomentar tanto a disponibilidade de títulos quanto a divulgação. A integração com as bibliotecas municipais e a rede pública de ensino também estão em pauta.
Para fazer a plataforma funcionar existe uma equipe que cuida exclusivamente do acervo. A SP Leituras fica alocada na Biblioteca Parque do Villa Lobos e na Biblioteca de São Paulo para executar essa curadoria. Os profissionais do time são responsáveis por sugerir livros e criar conteúdo. Outra equipe do projeto cuida de toda a tecnologia envolvida, que vai desde a atualização do App, passando por planejar as funcionalidades e recursos disponíveis. Entre elas destacam-se o clube de leituras, a gamificação para incentivar a leitura entre os usuários, a área para sugestão de novos títulos e um algoritmo de inteligência artificial para indicar obras relevantes aos gostos dos leitores.
Autor
Portal Direito na Era Digital reúne informações sobre inovação, métodos, estratégias, tecnologias e digitalização para escritórios de advogados obterem sucesso em sua jornada no Direito 4.0