Após longos meses de adequações, finalmente a OCDE formalizou o convite para o brasil iniciar os trâmites de adesão à entidade. O Brasil aguardava esse convite desde 2017.
O grupo de embaixadores de 37 países que compõe a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico aprovou por unanimidade o início do processo de adesão. Na mesma rodada também foram convidados Argentina, Peru, Romênia, Bulgária e Croácia. Até agora, ao longo de mais de três décadas, o Brasil aderiu a 103 dos 251 instrumentos normativos da OCDE, sendo 37 desses dispositivos formalizados ao longo dos últimos três anos, durante o atual governo. O processo pode levar pode levar até três anos a partir do recebimento dessa carta convite.
A próxima etapa do processo, depois da carta-convite, é a preparação de roteiros individuais de avaliação de cada um dos países candidatos, que devem confirmar sua adesão aos valores, à visão e às prioridades da organização, com destaque para temas como a defesa a democracia, o estado de direito e a proteção dos direitos humanos.
A partir de agora o Itamaraty vai criar uma unidade exclusivamente dedicada às relações com a OCDE, com a formação de novos quadros na área de diplomacia econômica, além da formação de uma comissão de negociadores para tratar do processo de adesão de agora em diante.
Fonte: Agência Brasil