O documento DUT, como uma identidade do veículo utilizada nos processos de compra e venda, está com os dias contados. A partir de março de 2022 a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e) passa a ser um documento digital que substitui o antigo DUT e poderá ser assinada de forma digital dentro da CDT.
O processo todo utiliza uma validação a partir da plataforma gov.br, em um procedimento desenvolvido pelo Serpro exclusivamente para a Secretaria Nacional de Trânsito. Para que a transação seja feita desta forma 100% digital, é necessário que tanto comprador quanto vendedor estejam cadastrados na plataforma gov.br. Além disso o Detran do estado onde o veículo estiver registrado precisa também estar presente no sistema de autorização digital.
Nos primeiros meses a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo funcionará somente com veículos cuja documentação foi emitida a partir de 4 de janeiro de 2021, época em que o ATPV-e passou a substituir o DUT. O programa ainda não tem data para incluir todos os veículos.