A Central de Conciliação de São Paulo (Cecon-SP) iniciou, nesta semana, uma nova modalidade de atendimento. Por meio do Balcão Virtual. A ferramenta possibilita o acesso remoto direto e imediato às partes e advogados ao setor, por videoconferência. O serviço está disponível das 12h00 às 19h00, pela plataforma Microsoft Teams.
A iniciativa faz parte do Programa Justiça 4.0 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Esta plataforma tem o objetivo de promover o acesso à Justiça por meio de novas tecnologias e inteligência artificial.
Balcão Virtual
O acesso ao balcão virtual pode ser realizado pelo site do TRF3. E também das Seções Judiciárias de Mato Grosso do Sul (JFMS) e de São Paulo (JFSP). A ferramenta apresenta ao usuário uma relação de links para acesso às secretarias e às unidades judiciárias de atendimento. A partir de então, ele é redirecionado a uma sala virtual no programa Microsoft Teams. Com isso se pode falar diretamente com um servidor por videoconferência, durante o horário de atendimento ao público.
Em caso de acesso simultâneo é respeitada a ordem de chegada. Os demais usuários devem aguardar a disponibilidade do servidor em uma das salas de espera.
O Balcão Virtual foi instituído pela Resolução CNJ nº 372/2021. Na 3ª Região, o serviço é regulamentado pelas Resoluções PRES nº 407 e 410/2021. A ferramenta não substitui o sistema de peticionamento eletrônico, sendo vedado o uso para o protocolo de petições.
Fonte: TRF3