Cubo Itaú, o ecossistema de inovação que reúne mais de 400 startups, vai inaugurar um hub focado em ESG
O Cubo Itaú foi criado em 2015 na cidade de São Paulo para promover o ecossistema de inovação que envolve startup e investidores de diversas modalidades. O projeto se mostrou uma iniciativa excelente e vem crescendo ano a ano. Mesmo com as dificuldades da pandemia. Para reforçar essa solidez, a entidade anunciou a criação de um hub especificamente focado em soluções ESG.
Nos últimos anos o conceito que envolve as questões ambientais, sociais e de governança vem crescendo exponencialmente em empresas de médio e grande porte. Esse segmento já conta com 1.270 startups no Brasil. Algumas delas até já estão sediadas no Cubo. Mas a entidade pretende triplicar esse número até o fim de 2022. Para isso deve reunir empresas, indivíduos, startups, tech companies e demais agentes engajados em melhorar as ineficiências estruturais e promover inovação tecnológica.
Como a sigla ESG envolve três pilares complexos, a iniciativa do Cubo será organizada por meio de hubs separados. A política de Carbono será tema do Net Zero. As diretrizes serão alinhadas aos desafios da descarbonização em setores prioritários, como Agropecuária, Construção Civil, Petróleo & Gás e Siderurgia.
A mobilização de novas startups para esse hub diferenciado deverá se desenrolar com boa velocidade. Afinal a estrutura do Cubo já está bem montada para essa potencialização.