Ícone do site Portal Direito na Era Digital

Curso | Gestão da Inovação FutureLaw 2025

Curso | Gestão da Inovação FutureLaw

Inovação e tecnologia se confundem? Inovar e usar tecnologia já não são novidades no jurídico, mas será que a gestão é feita eficientemente?

Preparamos um curso para quem quer dar um passo além da implementação de legal ops, da incorporação de IA e do Design. No curso “Gestão da Inovação”, capacitamos pessoas para orientar seus projetos para resultados, com uma visão holística. Para gerir a inovação no jurídico, é necessário assumir a lógica de produto nas entregas e focar a performance em experiência do usuário e excelência. Ao longo dos módulos dicutiremos a importância da criatividade, do branding, da educação, da gestão de conhecimento e da comunicação.
Para fechar o curso, oferecemos um workshop com foco em gestão do conhecimento.

O próximo nível da inovação chegou, é hora de criar a partir de novos parâmetros.

Data: 25 e 27 de novembro de 2025
Horário: 19h00 às 22h00
Carga horária: 20 horas
Modalidade: online ao vivo
Local: Plataforma FutureLaw
Entidade: FutureLaw
Expositores: Aline Valente, Bruno Figueiroa, Christiano Xavier, Juana Novais, Luiza Maziviero, Maria Paula Banholi, Patrícia Caúla, Victor Cabral
Valor: R$1297
Inscrição: Página do Curso
Programação:
Módulo 1: Definições e overview – 25/11
O que é gestão da inovação – 19h
– Governança e modelos de inovação. Inovação aberta e fechada.
– Integração de legal ops, cultura data-driven e design
– O que são hubs de inovação?
– Colaboração intersetorial
Tecnologia e Inovação? – 20h30
– Nem tudo que é inovação é tecnologia
– Tecnologia: Para onde ir? o que escolher?
– O papel das tecnologias emergentes na inovação corporativa

Módulo 2: Criatividade e Cultura da Inovação – 27/11
Criatividade, comunidade e inovação – 19h
– Processo criativo e interdisciplinaridade
– Ferramentas e técnicas para estimular a criatividade individual e coletiva
– Construção e manutenção de comunidades inovadoras
– A importância da colaboração e diversidade na geração de ideias
Inovação e Tecnologia: do Pensamento Criativo à Transformação Digital – 20h30
– Contextualização quanto às diferenças de nível de maturidade da inovação em negócios (empresas natas no ambiente inovador vs. negócios com dificuldades de implementação da cultura de inovação)
– Experimentos e prototipagem: testes rápidos para validação de ideias
– Modelos de experimentação: design sprint, MVP e test and learn
– Importância da experiência do usuário na inovação- compreender o usuário e suas necessidades

Módulo 3: Lógica de Produto – 02/12
Lógica de produto e entrega no jurídico: introdução e métodos ágeis – 19h
– Lógica de produto, projetos e workflow
– Eficiência, excelência e prazo
– Métodos Ágeis no Direito – Lean e Agile aplicados à inovação e transformação digital
Lógica de produto e entrega no jurídico: Design – 20h30
– Como o design thinking e o service design se conectam à inovação tecnológica
– Inovação orientada por dados: cultura data-driven e métricas de experimentação
– Da customização à disrupção: adaptação de modelos de negócio às novas tecnologias

Módulo 4: Aprender e comunicar – 04/12
Aprendizado Ativo – 19h
– Como estruturar e incorporar programas educacionais inovadores
– Metodologias ativas de aprendizado
– Cultura organizacional e mentalidade inovadora: aprendizado e inovação contínua
Comunicar com eficiência – 20h30
– Comunicação clara e persuasiva
– Storytelling para engajamento de stakeholders
– Técnicas de apresentação

Módulo 5: Gestão do conhecimento e workflow – 09/12
Gestão do conhecimento – 19h
– Como documentar e compartilhar aprendizados e processos dentro da empresa
Workshop: Estruturando a Inovação: Processos, Fluxos e Conhecimento – 19h30
– Mapeamento de dores e design de processos
– Fluxos seguros e descentralização
– Integração de conhecimento na empresa
‍Branding Innovation
– Brand Equity
– Construção de identidade inovadora
– Marcas e sua relação com inovação
– Como a gestão de marca pode potencializar a inovação
– Gestão da Marca em Ambientes de Inovação – como a inovação impacta a percepção da marca

Sair da versão mobile