Tão inovador quanto a própria Future Law e suas propostas, o curso de Social Media Law inova na abordagem do Direito com suas aulas e lições atuais, práticas e absolutamente necessárias sobre as muitas interfaces entre a ciência jurídica e as redes sociais.
Já nascendo pioneiro, o curso preenche uma lacuna no ensino jurídico, que carecia de ensinamentos mais aprofundados sobre temas como as cláusulas contratuais específicas nas contratações de influenciadores digitais, regras aplicáveis e estudos de caso de CONAR envolvendo ações de marketing em redes sociais, limites da responsabilidade civil dos influenciadores, online dispute resolution e as interfaces entre LGPD e as nossas vidas nas redes sociais.
Inegavelmente vivemos uma vida extremamente conectada e desempenhamos nossas atividades cada vez mais no mundo “online”, o que fez que o jeito como se fecham os negócios e a própria dinâmica comercial também se alterassem. Assim, junto com a evolução das plataformas e redes sociais, o Direito acaba por evoluir, já que surgem muitas novas discussões e problemas que demandam um olhar e intervenção jurídica – e são estes temas que o curso vai explorar.
O objetivo das aulas é preparar os alunos para que sejam operadores do Direito propositivo, aquele que não é apenas um meio de freios e controle, mas também uma ferramenta para a mudança e evolução social, em colaboração para a manutenção da perfeita saúde da dinâmica entre os criadores de conteúdo digital, os clientes anunciantes, as agências de publicidade e marketing, os veículos de comunicação, as plataformas e mídias sociais e, claro, todos nós – os usuários das redes.
• Carga horária: 14 horas
• Modalidade: online – aulas gravadas
• Entidade: FutureLaw
• Expositores: Cassio Mosse, Bruna Lins, Danilo Davanzo, Andre Mendes, Fabrício Polido, Guilherme Valente
• Valor: R$1097
• Link de Inscrição: FutureLaw
• Programação:
Módulo 1 – Ao vivo: Introdução & Contratos
Introdução
– Introdução sobre o tema
– Histórico
– Lógica contratual
Contratos
– Cláusulas específicas para contratos deste mercado
– Logística contratual com os players
– Relações típicas contratuais do mercado
– Atividade prática (elaboração ou revisão de contrato)
Módulo 2 – Ao vivo: PI
Propriedade Industrial
– Temas de marca
– Infrações e cuidados (teoria geral, com perspectiva prática)
Direito autoral
– Infração
– Titularidade
– Redes sociais: discussões sobre memes e outros temas
Módulo 3 – Ao vivo: Solução alternativa de disputas via plataformas
Princípios gerais
– Mecanismos de solução de disputa
Especificidades das redes
– ODRs: as plataformas digitais e mídias sociais e suas ODRS
– Atividade prática: estudos de caso
Módulo 4 – Ao vivo: LGPD
Princípios gerais
– Economia de dados
– Plataformas digitais e a era da informação
Especificidades das redes
– Principais aspectos
– LGPD e a publicidade comportamental nas redes sociais
Módulo 5 – Ao vivo: Responsabilidade Civil
Princípios gerais
– Tipos de responsabilidade civil
– Conceitos: dano, nexo, conduta, consumidor e fornecedor
Especificidades das redes
– O debate sobre a responsabilidade civil e os influenciadores
– Estudo de casos
Módulo 6 – Ao vivo: CONAR
Princípios gerais
– O que é CONAR
– Como funciona o CONAR
– Evolução histórica do mercado
– Princípios e código do CONAR
Especificidades das redes
- O olhar do CONAR sobre as redes sociais e os usuários
– Discussão de casos concretos
– Atividade prática: análise de campanhas sob a perspectiva do CONAR)