Ícone do site Portal Direito na Era Digital

Livro | Empresas feitas para vencer

Livro | Empresas feitas para vencer

Muitos dos livros de negócios que eu resenho aqui no Portal abordam frameworks de Transformação Digital. Embora a digitalização tenha se tornado um fator preponderante de uma empresa bem sucedida, ela representa apenas um fator. Em um mundo complexo, obviamente existem outros tantos fatores que contribuem para o sucesso. A lista pode ser longa, no entanto Gestão e Inovação certamente são essenciais. E justamente esses dois pontos são abordados no livro Empresas feitas para Vencer.

Ao final conseguiram um diagrama que representa seis pilares conceituais em que as empresas são estruturadas e em algum momento provocam ruptura no mercado onde iniciaram. Estes seis pilares estão solidamente assentados sob um tripé essencial, composto por pessoas, mentalidade e ações disciplinadas. A parir daí o autor vai discorrendo sobre a identificação de padrões entre as empresas analisadas e acrescentando conceitos e ações práticas no sentido de aplicar o diferencial identificado.

Um método baseado no sucesso comprovado

Um dos conceitos mais importantes é o da empresa porco-espinho, ou seja, aquela que foca em apenas 1 coisa de cada vez e fazer de forma extraordinária. A partir dessa definição o empresário está apto a acionar seu motor econômico a fim de gerar fluxo de caixa com eficiência. Mas não pense que o método é simples assim. O autor constatou que as empresas que se tornaram excelentes demoraram cerca de 4 anos para ter clareza dos seus objetivos e seus respectivos conceitos do porco-espinho.

Com um método tão bem elaborado e um árduo trabalho de identificação de padrões, as conclusões que Jim Collins e sua equipe chegaram sobre Empresas feitas para Vencer se apresentam como um guia bem detalhado sobre como os empresários devem atuar e como desenvolver a gestão de seus negócios. Então o livro não chega a ser um passo a passo, mas um compilado de boas práticas e processos eficazes baseados em uma inovação consistente. É um livro essencial para empreendedores, empresários e gestores que buscam o sucesso de suas empresas.

Ficha Técnica

Editora: HSM
Autor: Jim Collins
Páginas: 368
Ano de Publicação: 2018
Sinopse Oficial:
A obra responde a seguinte pergunta – Como empresas boas, medianas e até ruins podem atingir uma qualidade duradoura? Empresas feitas para vencer mostra como as grandes empresas triunfam no decorrer do tempo e como o desempenho sustentável a longo prazo pode ser inserido no DNA de uma organização desde sua concepção. O autor apresenta exemplos que desafiam a lógica e transformam a mediocridade em uma superioridade duradoura, e apresentando também quais são as características universais que levam uma empresa a se tornar excelente e outras não.

Jim e sua equipe de pesquisadores se debruçaram para estudar empresas que deram um salto, de resultados bons para excelentes, e os sustentaram ao longo de pelo menos 15 anos. Critérios rígidos e muito bem selecionados foram utilizados para definir quais seriam essas empresas a serem estudadas. Esse processos sistemático selecionou 28 empresas, as quais foram minuciosamente analisadas e seus líderes foram detalhadamente entrevistados. O passo seguinte foi desenvolver um método que permitisse identificar ações em comum que essas empresas realizaram par ter um salto de excelência.

Sumário:
Prefácio
1. O bom é inimigo do ótimo
2. Liderança de nível 5
3. Primeiro quem … Depois o quê
4. Enfrente a verdade nua e crua (mas nunca perca a fé)
5. O conceito do porco-espinho (a simplicidade dentro dos três círculos)
6. Uma cultura da disciplina
7. Aceleradores tecnológicos
8. O volante e o circuito da destruição
9. De “feitas para vencer” a “feitas para durar”
Epílogo – Perguntas comuns
Apêndice 1.A – Processo de seleção das empresas
Apêndice 1.B – Seleção das empresas do grupo de comparação direta
Apêndice 1.C – Comparações que não se sustentam
Apêndice 1.D – Visão geral das etapas da pesquisa
Apêndice 2.A – Análise comparativa entre CEOs da casa e de fora
Apêndice 5.A – Ranking de análise do setor
Apêndice 8.A – Comportamento típico do “circuito da destruição” nas
empresas dos grupos de comparação
Apêndice 8.B – Resumo da análise de aquisições

Sair da versão mobile