Estreia do 5G no Brasil terá Brasília como piloto
Em comunicado, Anatel anuncia oficialmente o começo da implantação das redes 5G no Brasil. A partir do dia 06 de julho terá Brasília como marco inicial.
Brasília será a primeira cidade brasileira a disponibilizar rede 5G de altíssima velocidade para dispositivos móveis e internet. O comunicado oficial da Anatel anunciou o cronograma inicial de implantação da faixa será a de 3,5 gigahertz. Ele prevê a disponibilidade do recurso para as capitais brasileiras.
Dificuldades técnicas e cronograma
A quinta geração da internet móvel demanda tecnologias e infraestrutura diferente das versões anteriores. Por isso o processo de implantação leva tempo e consome muita verba de desenvolvimento. Contando com investimentos conjuntos do governo federal e de iniciativas privadas, o cronograma promete ser acelerado. Além disso, ainda é necessária a adequação dos municípios à Lei Geral de Antenas. A Anatel aprovou a proposta do grupo técnico para definir até 29 de setembro o prazo para a entrada em operação da tecnologia 5G em todas as capitais do país. Cidades menores terão um prazo de implantação gradual até 2029.
Brasília foi a cidade inaugural pelo fato de lá haver menos antenas a serem adaptadas em comparação com as demais capitais. Seguindo o cronograma, a próxima cidade da lista deverá ser Belo Horizonte. Posteriormente serão Porto Alegre e São Paulo. A expectativa é que as operadoras acionem imediatamente as suas redes para que oferecer o 5G aos consumidores. No Brasil já existem mais de 60 modelos de smartphones homologados para utilização com o 5G.
Autor
Portal Direito na Era Digital reúne informações sobre inovação, métodos, estratégias, tecnologias e digitalização para escritórios de advogados obterem sucesso em sua jornada no Direito 4.0