As tecnologias transformadoras estão rapidamente se expandindo em todos os segmentos de mercado. Na área jurídica já existem dezenas de aplicações de Inteligência Artificial para análise de contratos e automação de documentos e processos, entre outras. Apesar de algumas empresas pioneiras já terem marcado território nesses serviços, o potencial de mercado ainda é enorme.
De olho neste potencial e obviamente em outros mercados, a tradicional consultoria Falconi lançou um projeto que oferece Inteligência Artificial como serviço, uma nova modalidade entre as aplicações que rodam em cloud computing. Para esse projeto a empresa utiliza como base a plataforma de computação em nuvem do Google.
“É uma plataforma de decisões de negócios em escala, usando inteligência artificial”, diz Viviane Martins, presidente da consultoria especializada em gestão e pessoas.
Batizado de Falconi Brain, o serviço tem sido testado em uma grande empresa do setor de construção. Desde julho, já foram analisadas 15 mil unidades do estoque (SKUs, na sigla em inglês) da companhia. O objetivo, segundo a executiva, é elevar vendas com um estoque mais enxuto, eliminando perdas nas cadeias de suprimentos e distribuição.