A cidade de São Paulo irá ganhar uma nova iniciativa para fomentar a inovação: o Observatório de Inovação e Tecnologia. Trata-se de uma plataforma que disponibiliza informações sobre os 189 processos que tramitaram no Congresso entre 2020 e 2021. O projeto foi idealizado pela Fundação da Liberdade Econômica (FLE)
Em consonância com os conceitos da Justiça 4.0 a FLE possui três projetos destinados a promover uma fonte de dados aberta à população, aos estudantes, cientistas políticos e demais interessados no debate político. Com estas iniciativas focadas em transformar a realidade brasileira os cidadãos terão à sua disposição uma ferramenta que permitirá acompanhar as ações dos congressistas.
A principal diretriz do Observatório de Inovação e Tecnologia é acompanhar como o poder legislativo trabalha para lidar com a inovação e a tecnologia nas esferas governamentais. A transparência nestas ações e projetos é fundamental para fortalecer o Direito 4.0 e as suas implicações junto à sociedade. Os cidadãos e empresários poderão utilizar a plataforma para comparar como o restante do mundo está lidando com tecnologia e inovação. De posse dessas informações, todos poderão efetuar comparações e análises sobre o progresso brasileiro nestas áreas.
Transparência e produtividade
Para a curadoria de conteúdo que iria compor a plataforma foi realizado um amplo estudo sobre as propostas legislativas focadas em normatizar as mudanças provocadas pelos avanços das ferramentas digitais. Analisar as regulamentações em desenvolvimento ou já implantadas serve como um termômetro para entender se o Estado está proporcionando facilidades ou se está intervindo e criando mais burocracia ou em que ocasiões está sendo omisso.
Além do Observatório de Inovação e Tecnologia, já existem outras duas iniciativas implantadas e disponíveis para a sociedade. O Observatório da Liberdade Econômica disponibiliza um banco de pesquisas e dados quanto ao nível de liberdade econômica das proposições que tramitaram no Congresso Nacional entre 2020 e 2021. Já o Observatório do Conservadorismo traça o mapeamento da atividade legislativa do Congresso Nacional, no mesmo período do trabalho anterior, de acordo com uma análise minuciosa de cada ato normativo para a determinação se estes são adequados ou não ao aspecto político conservador.