Hacker suspeito de invadir Tribunal de SP é preso
O hacker responsável pelo ataque cibernético ao sistema do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), em São Paulo, foi preso no último domingo, 17, pela Polícia Federal.
O suspeito foi preso em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e estava foragido desde 2021, quando o ataque aconteceu.
Segundo o Convergência Digital, o nome do hacker estava na lista de Difusão Vermelha da Interpol, ferramenta de cooperação policial internacional que ajuda a localizar pessoas procuradas para extradição.
No ataque, em janeiro de 2021, o criminoso pretendia alterar documentos eletrônicos de assinatura de agentes públicos para obtenção de vantagens pessoais.
Sistemas de processos judiciais foram invadidos e pareceres de seis processos do Ministério Público Federal que tramitavam no TRF-3, dos quais ele era réu, foram falsificados.
Conforme a PF, o hacker alterou documentos de ao menos oito processos e foi condenado a nove anos de prisão por crimes de invasão de dispositivo informático e falsificação de documento público.
Fonte: Baguete
Autor
Portal Direito na Era Digital reúne informações sobre inovação, métodos, estratégias, tecnologias e digitalização para escritórios de advogados obterem sucesso em sua jornada no Direito 4.0