Incentiv.me lança Monitore: ferramenta de governança
A Incentiv.me é uma startup de inovação tributária atuante desde 2016. Ela conecta projetos sociais que desejam captar recursos com companhias e pessoas físicas. Os interessadas em investir seus impostos por meio de leis de incentivo fiscal podem usar a plataforma nesses projetos. Com a nova solução denominada Monitore, os investidores poderão gerenciar os projetos com transparência. Isso torna a plataforma um ótimo recurso de governança.
A plataforma promove um tipo de auditoria de resultados. Com isso ela permite que as empresas e indivíduos tenham mais controle sobre os valores investidos. Diversas iniciativas de impacto social podem ser gerenciadas simultaneamente. As políticas de ESG das empresas podem realmente ser aferidas e comprovadas, evitando os riscos do greenwashing.
Até o início de 2022 a Incentiv.me já contava com uma base de mais de 100 empresas investidoras. E movimentava mais de R$ 150 milhões para 345 projetos ao redor do Brasil. Atualmente outros 600 projetos se encontram em processo de captação de recursos. O volume de usuários, entre pessoas físicas e jurídicas, ultrapassa 4 mil cadastrados. Com isso a Incentiv.me se configura como a plataforma de maior portfólio de proponentes do país.
Mais precisão nas métricas de governança
A Monitore possui funcionalidades para mensurar o direcionamento de recursos de forma quantitativa e qualitativa. A plataforma Software as a Service possui um dashboard com os índices macro de todos os projetos cadastrados. Mas também é possível selecionar cada projeto incentivado para analisar as informações, os marcos e as contrapartidas, com os respectivos status e prazos de entrega.
Como a gevernança é uma obrigação nas empresas de capital aberto, o objetivo do Monitore é levar esse recurso para empresas de capital aberto. Ou em preparação ao IPO. Isso demonstra que o recurso tem grande potencial para modificar severamente a forma como as empresas investidoras se relacionam com os projetos sociais. Tanto os critérios para avaliar os projetos quanto as métricas de acompanhamento serão muito mais precisas e orientadas à estratégia da empresa. Isso ao mesmo tempo em que mede o impacto gerado por cada projeto. Do lado dos proponentes, o Monitore possibilita uma atuação bem mais profissionalizada. Uma mudança cultural que beneficia ambas as partes.
Autor
Portal Direito na Era Digital reúne informações sobre inovação, métodos, estratégias, tecnologias e digitalização para escritórios de advogados obterem sucesso em sua jornada no Direito 4.0