O mundo do Marketing e dos Negócios frequentemente nos brinda com novos termos e conceitos inerentes a descobertas e novidades de ambas as disciplinas. É bem verdade que algumas dessas buzzwords não passam de rótulos requentados para antigas definições.
Entretanto muitos termos realmente trazem consigo ideias, conceitos, técnicas e até novas áreas de conhecimento. A profusão destes termos atualmente se deve ao aumento da complexidade, da conectividade dos incansáveis estudos de pesquisadores, acadêmicos e até mesmo altos executivos.
Se por um lado todos esses novos conceitos nos ajudam a entender melhor o mundo complexo em que vivemos, por outro lado acaba por criar alguma confusão por parte de quem não consegue acompanhar o grande volume de informações. Particularmente existem três destes tanto conceitos que são pouco compreendidos e até utilizados como sinônimos, embora cada qual tenha sua definição específica. São eles: Inovação, Transformação Digital e Disrupção. Vamos então explorar o significado de cada um.
Inovação
Qualquer mudança significativa em produtos, serviços ou processos de um negócio que geram valor para o cliente e/ou para o próprio negócio. A inovação otimiza processos ao promover o aprendizado e o refinamento contínuos, levando a uma melhora incremental da produtividade. A Metodologia Lean propõe experimentação rápida, prototipação e outras práticas ágeis baseadas em Dados que testam ideias e não produtos. Estes Modelos de Negócios para Inovação se focam na Proposta de Valor, ou seja, no aprimorando da experiência do consumidor.
Transformação Digital
Transformação Digital não é sobre Tecnologia e Marketing, mas sobre Cultura e Métodos. A partir de mentalidades e atitudes digitais a empresa se vale das Megatendências (processos, métodos, tecnologias e práticas orientadas a ambientes de incerteza) para se posicionar no Ecossistema de Inovação. Num cenário de alta complexidade chamado de mundo VUCA a Transformação Digital, também chamada de Era Exponencial, se mostra multidisciplinar e multifatorial, constituindo um processo contínuo que tem apenas início e não terá fim.
Disrupção
Este é o mais complexo dos três conceitos, pois de certa forma é mistura dos dois anteriores. A disrupção se inicia quando uma empresa que se vale de um Modelo de Negócios Assimétrico (Estruturas e Processos diferentes do tradicional) entrega muito mais valor aos clientes e os demais concorrentes não conseguem competir diretamente.
Ou seja, ela cria e ocupa novos espaços de Mercado ao mesclar setores até então imiscíveis, derrubando segmentos estabelecidos. Não se trata somente de uma boa ideia, a Disrupção precisa modificar severamente toda a Cadeia de Valor. Isso acontece porque esses novos entrantes não jogam pelas mesmas regras e estruturas de custos das empresas tradicionais.
Os Modelos de Negócios Disruptivos se utilizam dos processos e metodologias que proporcionam escalabilidade exponencial e, dessa forma, criam uma barreira de entrada tão alta que os coloca 2 ou 3 anos à frente. O impacto causado sobre cultura, usos e costumes é tão alto que esse fenômeno pode ocorrer socialmente ou nos negócios, modificando a sociedade como um todo.
Ao compreender cada um dos conceitos fica mais claro que eles compõem etapas distintas de um sistema maior. A inovação é o caminho para entrar no processo de Transformação Digital ao passo que a Disrupção é o estágio mais elevado dessa transformação.