Ícone do site Portal Direito na Era Digital

Justiça 4.0 oferece cursos on-line em gestão de projetos

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) disponibiliza para profissionais do Judiciário e para o público em geral os cursos de Pensamento Adaptativo e Gestão de Mudanças e Pensamento Sistêmico e Gerenciamento de Benefícios. As capacitações fazem parte da trilha formativa desenvolvida para a Estruturação dos Processos do Escritório Corporativo de Projetos do CNJ (ECP/SEP), cujos cursos de Introdução à Gestão de Projetos e Formação em Gestão de Projetos já estão acessíveis no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJUD).

As formações são voltadas para profissionais que atuam no campo de projetos e queiram aperfeiçoar seus conhecimentos em gestão. As pessoas interessadas podem se inscrever por meio da plataforma Moodle do CEAJUD.

As capacitações, agora disponíveis no modelo autoinstrucional on-line, foram oferecidas para os servidores e servidoras do CNJ em versão síncrona e virtual em 2022. Como suporte ao ensino remoto, será utilizada a infraestrutura do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da plataforma Moodle do CEAJUD. Para acompanhar as aulas, é preciso equipamento capaz de acessar a plataforma, com versões mais atualizadas de Windows, Linux ou Mac e conexão de internet.

A frequência de participação e o desempenho nos cursos serão avaliados pelo percurso dos módulos de conteúdos programáticos e pelo preenchimento do formulário de avaliação da qualidade do curso.

Pensamento Adaptativo e Gestão de Mudanças

O curso tem como objetivo desenvolver conhecimentos, habilidades e capacidades práticas para a gestão da mudança em cenários organizacionais e colaborativos, visando à efetiva adaptabilidade de indivíduos, grupos e organizações ao contexto transformacional desejado. A capacitação é composta por seis módulos e tem carga de 11 horas.

As aulas são ministradas por Gino Terentim, doutorando pela Université de Bordeaux, com MBE em economia brasileira pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP).

Pensamento Sistêmico e Gerenciamento de Benefícios

A capacitação desenvolve conhecimentos, habilidades e capacidades práticas na adoção das teorias de pensamento sistêmico e gerenciamento de benefícios nos desafios organizacionais para uma gestão de portfólio mais dinâmica, baseada em uma visão sistêmica e focada no alcance de benefícios. O curso é composto por seis módulos e tem carga de 12 horas.

Gerenciamento de Benefícios

Pensamento Sistêmico

As aulas são ministradas por Claudio Boros, com mais 17 anos de experiência como professor e palestrante em gerenciamento de projetos, programas e portfólio. Boros tem mais de 20 anos de experiência com gerenciamento de projetos e portfólio, gerenciamento de processos de negócios e planejamento estratégico, e de implementação e operação de PMOs nos setores público e privado

Fonte: CNJ

Sair da versão mobile