Legal Operations: O que é e como otimiza a Gestão Jurídica
A gestão jurídica é essencial em qualquer empresa ou organização. Ela envolve o gerenciamento de contratos, regulamentos, políticas, resolução de conflitos judiciais, entre outras responsabilidades. Por isso é necessário uma abordagem eficiente e que seja efetiva para o sucesso e sustentabilidade da organização. É aí que entra a “Legal Operations” ou “Operações Jurídicas”, um conceito que vem assumindo um papel de grande destaque nas empresas modernas.
Legal Operations, ou Operações Jurídicas se trata de uma disciplina que concentra a otimização de toda a gestão jurídica de uma organização. Envolve a aplicação de práticas, tecnologias e estratégias para tornar um departamento jurídico ou escritório de Advocacia mais eficiente, econômico e ágil. A disciplina de Legal Operations abrange todas as atividades possíveis inerentes das demandas diárias, desde o seu gerenciamento de dados, processos até a colaboração e gestão de terceiros e outras áreas da empresa.
Legal Operations, da teoria à prática
Considerando que o mundo jurídico anda em constante evolução, as práticas de Legal Operations tem como principal objetivo aprimorar os processos legais dentro de uma organização, uma prestação dos serviços com maior eficiência com otimização e redução de custos. Incluindo a gestão de equipes, tecnologias, finanças, compliance, entre outros.
A digitalização é uma das maneiras mais eficazes de melhorar a eficiência da gestão jurídica por meio de automação de processos e de tarefas rotineiras. Com a padronização de processos e adoção de tecnologias jurídicas podemos reduzir o tempo gasto em tarefas administrativas de modo que aumente a produtividade dos advogados.
Através da automação de fluxos de trabalho é possível mitigar riscos de falhas humanas, economizar tempo e fazer com que os profissionais se concentrem em atividades estratégicas e não operacionais. Além de impactar diretamente na redução de custos da companhia devido a facilidade de promover a análise de dados e identificação dos custos relacionados a processos, honorários, revisões contratuais e despesas judiciais.
A otimização da gestão jurídica pode resultar em uma capacidade maior de prestação de serviços jurídicos. Ao eliminar gargalos e ineficiências, os departamentos podem lidar com um volume maior de casos, consultas e projetos, atendendo as necessidades crescentes de qualquer cliente, seja ele interno ou externo.
Eficácia na gestão jurídica
Em breve síntese, Legal Operations é uma abordagem estratégica e inovadora para a expansão e crescimento do setor, pois vai trabalhar justamente na otimização da gestão jurídica, focando na eficiência, redução de custos e aumento da quantidade de serviços jurídicos prestados. Para tanto, é de suma importância que essa implantação seja realizada da maneira adequada, com apoio de tecnologias apropriadas para enfrentar todos os desafios do mundo jurídico de forma eficaz e eficiente.
Autor
Primeiramente sou mãe do Gustavo e esposa do Yury, formada em direito na Universidade Tuiuti do Paraná, cursando pós-graduação de Engenharia e Melhoria de Processos, e pós-graduação de Direito Digital, LGPD, Compliance e Governança. Uma aventureira digital, mestra em jurídico corporativo e sistemas, fluente em tecnologia, contratos, instrumentos jurídicos e regulamentos. Juntos desvendaremos o mundo digital!!