As reflexões sobre os impactos da tecnologia nas relações sociais, nas instituições e na atuação do Poder Judiciário, as balizas éticas que devem ser observadas no uso da inteligência artificial e os resultados que dela podem derivar fazem da obra uma fonte de aprendizado e de inspiração para todos que trabalham, no plano teórico ou prático, com a aplicação do direito, sem renunciar ao desejo de vê-la comprometida com a vida, os valores e os destinos humanos.
Destaques da obra
Com formação intelectual sólida e qualificada, o Autor, de modo magistral, valendo-se de uma vasta cultura unida a uma ampla experiência na magistratura, após descortinar o cenário histórico do desenvolvimento da inteligência artificial e submetê-la ao escrutínio da ética, procede à análise de seu uso no campo das atividades do Judiciário, na esfera jurisdicional, no processo judicial e em suas fases.
Sobre o autor
Bruno Alves Rodrigues é Juiz do Trabalho (TRT da 3ª Região). Doutor em Direito pela UFMG. Mestre em Filosofia do Direito pela UFMG. Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET/MG. Especialista em Direito Processual Civil (Ibmec). Especialista em Direito Notarial e Registral (Ibmec). Ex-Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho de Minas Gerais.
Ficha Técnica
• Editora: Revista dos Tribunais
• Autor: Bruno Alves Rodrigues
• Prefácio: Aroldo Plínio Gonçalves
• Páginas: 312
• Ano de Publicação: 2021
• Sumário:
- Prefácio
- Introdução
- O fenômeno da Inteligência Artificial
- Inteligência Artificial, Democracia e Estado
- IA no Processo Judicial
- IA na Administração Judiciária
- Conclusão
- Referências