Este compêndio organizado por Wilson Furtado Roberto e Reille de Sousa Gomes e publicado pela Juruá Editora se trata de mais uma obra dedicada a explanar os conceitos, métodos, práticas e tecnologias do Direito 4.0 e suas tendências. Ainda que muitos livros atuais partam da mesma premissa, os temas não se esgotam. A onda de transformações digitais é tão intensa que há espaço para dezenas de obras com as mesmas diretrizes tratando dos mesmos temas por pontos de vistas sempre inéditos.
Aqui em Advocacia 4.0 – Volume 01 – Empreendedorismo e Marketing Jurídico temos um leque menor de temas abordados, porém eles são explorados sob lentes diversas e únicas. Então, mesmo com alguns capítulos tratando do mesmo assunto, estes são descortinados por autores com opiniões diferenciadas. Um ponto que me pareceu comum a quase todos os ensaios foi o da altíssima competitividade que vive o mercado jurídico brasileiro, o qual já está próximo a 1 milhão e meio de advogados ativos. Para sobreviver nesse cenário é indispensável adotar um diferencial consistente e se antenar aos ensinamentos da Advocacia 4.0.
O capítulo de abertura já entra fundo na polêmica de que as disciplinas ensinadas nas faculdades de Direito não são suficientes para colocar a Jovem Advocacia no campo de trabalho com consistência. Muitos dos novos conceitos e métodos do Direito 4.0 que o mercado jurídico já pratica ainda são assuntos distantes dos bancos acadêmicos. É um realidade que precisa ser intensamente modificada nos próximos anos
Em seguida alguns capítulos vão trazer opiniões acerca do Empreendedorismo na Advocacia. Tema extremamente oportuno, já que a adoção de uma visão empresarial se tornou mandatória e a construção de diferenciais competitivos é um fatos importante de sobrevivência. Seguindo essa linha teremos outros capítulos tratando de Marketing, Branding e Posicionamento; assuntos que já vêm ganhando espaço no mercado jurídico há mais de uma década e obtiveram mais consistência após a publicação do Provimento 205/2021 pelo Conselho Federal da OAB.
Achei muito importante os artigos que se dedicaram a temas humanizados como Soft Skills e Inteligência Emocional. Os ensinamentos do professor Daniel Goleman continuam mais atuais do que nunca, sobretudo no pós pandemia que deixou milhares de profissionais com problemas de ordem psicológica/emocional. Essas habilidades se torna ainda mais relevantes com a adesão de recursos tecnológicos que modificam sensivelmente a forma de advogar.
E por falar em Tecnologias Transformadoras, claro que existem capítulos importantes sobre elas. Eu sempre reitero que a transformação digital não é somente sobre tecnologias, mas elas representam o fio condutor desse movimento. Aqui neste livro elas ficam em segundo plano, nenhum dos ensaios entra fundo nesse aspecto. Mas elas não deixam de ser oportunamente citadas.
Por fim, alguns autores tocaram em um tema que eu considero o mais importante quando falamos de Direito 4.0: a Mentalidade Digital. Eu considero esse ponto como o primeiro e essencial passo para Advogadas e Advogados adentrarem em suas jornadas de digitalização. Incluir esse tema foi bastante acertado.
De modo geral, Advocacia 4.0 – Volume 01 – Empreendedorismo e Marketing Jurídico é um livro um tanto mais superficial do que outros compêndios resenhados aqui neste portal. Mas nem por isso ele deixa de ter seu valor. Os mai de 1 milhão de advogados brasileiros estão em diferentes fases de adoção da Advocacia 4.0, portanto existe público para livros de diferentes níveis de profundidade. Então este aqui eu indico para os juristas que estão em seus primeiros passos.
Ficha Técnica
• Editora: Juruá Editora
• Organizadores: Wilson Furtado Roberto e Reille de Sousa Gomes
• Autores: Afonso Paciléo, Alex Ian Psarski Cabral, Alexandre de Souza, Alexandre Motta, Ana Maria Bezerra, Anne Wilians, Brenda Sharon Rocha Reis, Bruno Lewer, Cassio Drumond, Cilene Impelizieri, Cristiane Helena de Paula Lima Cabral, Eliza Moura Navarro de Novaes, Emerson Luiz de Castro, Ezequias Assis, Isabela de Oliveira Silva, Juliana Grubba, Juliana Pacheco, Karla Radd, Lisandra Thomé, Lorena Muniz e Castro Lage, Luiza Helena Messias Soalheiro, Marcela Carvalho, Priscilla Menezes, Raquel Peres, Reille Gomes, Thays Murta, Wilson Furtado
• Páginas: 297
• Ano de Publicação: 2022
• Sinopse Oficial: A presente obra se faz necessária e indispensável para todo profissional da Advocacia, tendo em vista o atual cenário jurídico, onde as habilidades ensinadas nas faculdades de Direito não são suficientes para garantir o sucesso no mercado jurídico.
Somos mais de 1 milhão e 200 mil advogados, e precisamos de diferenciais se quisermos nos ser reconhecidos no meio jurídico e consequentemente conseguir clientes.
Muitos advogados ainda não entenderam que o mercado jurídico está em constante transformação, e se você não se adaptar e principalmente dominar essas novas habilidades acabará ficando para trás e será atropelado pelos novos advogados que já estão inseridos na Advocacia 4.0.
Na presente obra, você irá aprender habilidades indispensáveis para ter uma Advocacia 4.0 e subir o nível da sua carreira, como: Empreendedorismo, Marketing, Mentalidade, Posicionamento de Mercado, Metaverso, Branding, Assessoria de imprensa e Neurodireito.
• Sumário:
01. O que todo advogado deveria ter aprendido na faculdade, mas nunca ensinaram
02. Hard e soft skills do advogado empreendedor
03. Características do comportamento empreendedor para uma advocacia de sucesso
04. Somos todos empreendedores
05. Sete erros que podem levar uma carreira empreendedora à falência
06. Empreendedorismo feminino
07. Posicionamento no mercado para obter uma advocacia empreendedora
08. Legal skills: as habilidades comportamentais essenciais na advocacia
09. O sucesso do cliente na advocacia: o cliente como protagonista na tomada de decisões
10. A formação empreendedora a partir das diretrizes curriculares nacionais dos cursos jurídicos
11. Inteligência emocional. A pepita de ouro de uma advocacia bem-sucedida
12. Construindo o mindset empreendedor na advocacia: como virar a chave para atingir o sucesso?
13. Marketing jurídico estratégico. Planejar é preciso!
14. Os 7 pilares do marketing jurídico eficaz
15. Marketing jurídico: causa e efeito nos resultados de um escritório
16. Marketing jurídico digital – as principais estratégias e ações que devem estar no seu projeto
17. Marketing jurídico no metaverso: o espaço de oportunidades e o tempo de mudanças
18. Os impactos do branding na prospecção de clientes na advocacia
19. Relações públicas – assessoria de imprensa voltada para o meio jurídico
20. Neurodireito e a prática advocatícia: a compreensão do comportamento humano como diferencial na atuação profissional