Há trinta anos, mesmo um pequeno empreendedor que iniciasse seu próprio negócio, seria cobrado do Plano de Negócios (Business Plan) para a sua empresa. O Plano de Negócios é um documento que tem como função expressar todas as diretrizes, estratégias, processos, recursos e expectativas de um empreendimento. Claro que ele é uma ferramenta importante no sentido de dar maior consistência ao negócio. Porém o seu formato foi emprestado das grandes multinacionais, portanto esse Plano se mostrava um longo e complexo documento, praticamente impossível de ser elaborado por pequenos empreendedores. Ou por pequenos advogados.
No entanto a ausência de planos é uma causa certeira da alta mortalidade de empresas brasileiras. E de escritórios jurídicos, os quais também são empresas. Por isso é imprescindível ter planos, sobretudo em cenários de complexidade e competitividade elevados. Mas como fazer isso de forma rápida e prática.
Atento a esse contexto o palestrante e pesquisador Alexander Osterwalder juntamente com o professor Yves Pigneur decidiram criar uma solução que atendesse a pequenos empreendedores. Foi assim que nasceu o método Business Model Generation. Mas eles não desenvolveram tudo sozinhos. Com o intuito de cercar o máximo de detalhes os autores fizeram um processo de co-criação com dezenas de profissionais, pesquisadores, professores e empreendedores. Essa miríade de mentes brilhantes gerou um quadro simples e eficaz para auxiliar o planejamento das empresas.
Essa nova abordagem, além de mais ágil, foca nos aspectos práticos necessários à criação de uma empresa. Ao invés de longos e burocráticos sumários executivos, o livro ensina ir direto ao ponto fazendo o empresário definir claramente qual é o seu público e qual a proposta de valor será direcionada a ele. A partir dessa premissa expressada em um quadro com nove blocos, é possível elaborar os pontos críticos de um negócio. Dessa forma o método se aplica adequadamente a novos negócios, reestruturação de empreendimentos já existentes e também a projetos de inovação dentro da empresa.
Sinergia com ferramentas de estratégia
O livro tem duas características geniais. Primeiramente ele se propõe a ser um verdadeiro workshop mão na massa. O foco é realmente prático e une os conceitos elaborados para o método com as práticas necessárias à sua aplicação. Em segundo lugar, sua genialidade está em se aproximar de outros conceitos e frameworks já solidificados no mercado, tais como o Design Thinking, a análise SWOT, a Cauda Longa (de Chris Anderson), storytelling, Mapa de Empatia, vantagem competitiva e até a Estratégia do Oceano Azul.
Tudo isso é entregue em um formato inusitado, o livro é horizontal. As páginas são amplamente ilustradas com exemplos práticos e casos reais de modelos de negócios inovadores. O cruzamento do Business Model Generation com os outros frameworks também é muito detalhado de forma que seja didático o suficiente mesmo para iniciantes.
Em tempos onde a transformação digital levou ao contexto inovador do Direito 4.0 e o crescimento do mercado jurídico levou a uma altíssima competitividade; buscar diferenciais e posicionamento inovador para o escritório de advocacia se tornou essencial. Dessa forma, o livro Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios se mostra um guia utilíssimo para advogados de qualquer porte ou área de atuação.
Ficha Técnica
• Editora: Alta Books
• Coordenadores: Alexander Osterwalder, Yves Pigneur
• Páginas: 300
• Ano de Publicação: 2011
• Sinopse Oficial: Se sua organização precisa de uma estratégia para chegar na frente de seus concorrentes, você precisa do BMG.Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios é um manual prático e inspirador para qualquer um que busque aprimorar um modelo de negócios ou desenvolver um novo. Ele ensinará a você técnicas de inovação poderosas e práticas utilizadas hoje pelas empresas líderes no mundo. Você aprenderá a compreender, projetar e implementar sistematicamente um novo modelo de negócios – ou analisar e renovar um antigo.BMG pratica o que prega.
Com a autoria de 470 praticantes da Tela de Modelo de Negócios de 45 países, o livro foi financiado e produzido independentemente da indústria tradicional de publicação. Ele apresenta um design bem integrado, visual e direto que permite sua utilização imediata. Esta obra é para aqueles que estão prontos para abandonar o pensamento ultrapassado e abraçar modelos modernos e inovadores de criação de valor: executivos, consultores, empreendedores – e líderes de todas as organizações.
• Sumário:
– O Quadro
Definição de Modelo de Negócios
Os 9 Componentes
O Quadro do Modelo de Negócios
– Padrões
Modelos de Negócios Desagregados
A Cauda Longa
Plataformas Multilaterais
GRÁTIS como Modelo de Negócios
Modelos de Negócios Abertos
– Design
Insights dos Clientes
Ideação
Pensamento Visual
Protótipos
Contando Histórias
Cenários
– Estratégia
Ambiente de Modelo de Negócios
Avaliando Modelos de Negócios
A Estratégia do Oceano Azul sob a Ótica do Modelo de Negócios
Gerenciando Múltiplos Modelos de Negócios
– Processo
Processo de Construção do Modelo de Negócios
– Resumo
Resumo
– Epílogo
De Onde Veio Este Livro?
Referências