Ícone do site Portal Direito na Era Digital

Livro | Guia Prático de Gestão para Advogados – Resenha

Guia Prático de Gestão para Advogados

Inovação, Organização, Competitividade, Sustentabilidade e Aprimoramento Administrativo

Guia Prático de Gestão para Advogados é uma obra essencial para advogados que buscam transformar a gestão de seus escritórios em um diferencial competitivo. Marcela Campos apresenta, de maneira clara e objetiva, as principais ferramentas e estratégias para otimizar processos, melhorar a produtividade e assegurar a sustentabilidade de escritórios de advocacia.

O livro abrange desde o planejamento estratégico até a implementação de inovações tecnológicas, passando por marketing jurídico, gestão de serviços, gestão financeira e gestão de pessoas. Com linguagem acessível e exemplos práticos, este guia proporciona aos profissionais do Direito conhecimentos que podem ser aplicados imediatamente, independentemente de sua experiência na área. Destinado tanto a advogados iniciantes quanto aos mais experientes, este livro oferece um caminho para superar os desafios do mercado jurídico atual, ajudando-os a conquistar novos patamares de sucesso e reconhecimento.

Seja você um gestor em busca de aprimoramento ou um advogado que deseja profissionalizar a administração do seu escritório, esta obra é a chave para uma advocacia mais eficiente, estratégica e inovadora.

Ficha Técnica

Editora: Juruá
Autores: Marcela Campos
Páginas: 138
Publicação: 2024
Sumário:
INTRODUÇÃO
Capítulo 1 – PLANO DE NEGÓCIO
– QUAL A IMPORTÂNCIA E A EXECUÇÃO PRÁTICA DE UM PLANO DE NEGÓCIOS
– O QUE O ADVOGADO DEVE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO PARA FAZER UMA ANÁLISE DE MERCADO?
– BUSINESS MODEL CANVAS

Capítulo 2 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
– CICLO PDCA
– APLICANDO O CICLO PDCA AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
– ANÁLISE SWOT
– FERRAMENTA 5W2H

Capítulo 3 – MARKETING JURÍDICO
– POSICIONAMENTO DE MERCADO
– POSICIONAMENTO DE MARCA
– GERAÇÃO DE CONTEÚDO
– AUTORIDADE PROFISSIONAL

Capítulo 4 – GESTÃO DE SERVIÇOS
– SOFTWARE DE GESTÃO
– COMO ESCOLHER O SOFTWARE?
– A CONTROLADORIA JURÍDICA
– IMPLANTAÇÃO DA CONTROLADORIA JURÍDICA
– VANTAGENS DA CONTROLADORIA JURÍDICO
– MANUAL DE PROCEDIMENTOS
– GESTÃO DE TEMPO
– USANDO A GESTÃO DE TEMPO PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE
– RELATÓRIOS PARA CLIENTES
– O COMPLIANCE E O ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA
– APLICANDO AS REGRAS DE COMPLIANCE NO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
– O QUE MUDA PARA O ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA, NA SUA RELAÇÃO COM O CLIENTE, DEPOIS DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS
– GESTÃO DE QUALIDADE

Capítulo 5 – GESTÃO DE PESSOAS
– PROCESSO SELETIVO
– COMPORTAMENTO E CULTURA ORGANIZACIONAL
– ANÁLISE DE PERFIL COMPORTAMENTAL
– AUTOCONHECIMENTO E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
– INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
– CAPACITAÇÃO
– PLANO DE CARREIRA
– DIVISÃO DE FUNÇÕES ENTRE OS SÓCIOS DE UMA SOCIEDADE DE ADVOGADOS
– DESCRIÇÃO DAS FUNÇÕES DOS COLABORADORES
– COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA
– FEEDBACKS E FEEDFORWARDS
– MAS, COMO VOCÊ PODE SE TORNAR ESSE LÍDER?
– INDICADORES DE DESEMPENHO

Capítulo 6 – GESTÃO FINANCEIRA
– COMO MANTER A SAÚDE FINANCEIRA DO ESCRITÓRIO?
– FAZENDO A ANÁLISE FINANCEIRA
– GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS
– PRECIFICAÇÃO
– INVESTIMENTOS – QUAL A IMPORTÂNCIA, QUANDO E NO QUE INVESTIR
– E COMO PREPARAR O FLUXO DE CAIXA PARA ISSO?
– SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL – SERÁ QUE É IMPORTANTE TER?

Capítulo 7 – GESTÃO SOCIETÁRIA
– REGULAMENTAÇÃO DAS SOCIEDADES DE ADVOGADOS
– TIPOS DE SÓCIOS DE UMA SOCIEDADE DE ADVOGADOS, SUAS RESPONSABILIDADES E CONTRIBUIÇÕES

Capítulo 8 – GESTÃO COMERCIAL
– CRM – CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT – RELACIONAMENTO COM O CLIENTE, p. 103
– E COMO PODE SER APLICADO EM UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA?
– ESTRUTURAÇÃO E FORMAÇÃO DA EQUIPE COMERCIAL EM UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA
– QUAL O PERFIL ADEQUADO PARA O PROFISSIONAL QUE ATUARÁ NA ÁREA COMERCIAL?
– INDICADORES DE PERFORMANCE COMERCIAL
– DEFINIÇÃO DE METAS PARA O TIME COMERCIAL
– PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE NEGOCIAÇÃO

Capítulo 9 – INOVAÇÃO
– INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SEU IMPACTO NA ADVOCACIA
– MAS A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODE SE TRANSFORMAR EM UMA AMEAÇA PARA A ADVOCACIA?
– JURIMETRIA – O QUE É, COMO E QUANDO USAR- QUANDO É HORA DE USAR A JURIMETRIA?
– ONDE ENCONTRO JURIMETRIA NO MERCADO BRASILEIRO HOJE?
– VISUAL LAW O QUE É, COMO E ONDE USAR?
– LEGAL DESIGN THINKING O QUE É, COMO E QUANDO USAR
– STORYTELLING O QUE É?
– UM EXEMPLO DE STORYTELLING PARA VOCÊS:
– QUANDO É HORA DE CONTRATAR UM MEDIA TRAINING?

Capítulo 10 – COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCOS
– POLÍTICAS DE COMPLIANCE E ÉTICA
– GESTÃO DE RISCOS E AUDITORIAS INTERNAS
– CONFORMIDADE COM A LGPD (LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS)
– CONCLUSÃO,

Sair da versão mobile