Ícone do site Portal Direito na Era Digital

Livro | Manual de Engenharia de Prompts no Direito

Manual de Engenharia de Prompts no Direito

Potencializando a prática jurídica com o ChatGPT, Google Bard e outras Inteligências Artificiais Generativas

A obra é o guia mais completo do mercado, que visa equipar os profissionais jurídicos com o conhecimento e as habilidades necessárias e fundamentais para elaborar prompts de texto para os modelos de IA generativa, em conformidade com os mais altos padrões éticos.

O livro apresenta de forma didática os fundamentos da engenharia de prompts, incluindo o papel que ela desempenha no desenvolvimento de modelos de aprendizado de máquina, os fundamentos da construção imediata e o desenvolvimento de fluxos de trabalho para criar uma saída como ciclo de entrada e considerações de responsabilidade ética e profissional na prática jurídica. O livro foi escrito em estilo claro e conciso, tornando-o acessível a profissionais jurídicos com conhecimento técnico limitado ou aprofundado.

Sobre o autor

Pós-doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Doutor e mestre em direito internacional pela Faculdade de Direito da USP. Bacharel em Direito francês e Master 1 pela Faculdade de Direito da Universidade de Lyon 3. Presidente da Comissão de Privacidade, Proteção de Dados e Inteligência Artificial da OAB-SP. Sócio da Lee, Brock, Camargo Advogados.

Ficha Técnica do Livro

Editora: Revista dos Tribunais
Autor: Solano de Camargo
Páginas: 256
Ano de Publicação: 2024
Sumário:
A obra começa com uma introdução ao conceito de IA generativa e sua aplicação revolucionária no campo do direito. Conhecimento Ilimitado: Uma Jornada Através do Tempo: Explora a capacidade da IA generativa de propiciar o acesso a uma vasta quantidade de informações e conhecimentos que podem ser utilizados nas mais diversas tarefas jurídicas.

Evolução Tecnológica: Destaca que os modelos de IA generativa estão em constante evolução e que os leitores devem se manter atualizados sobre as últimas inovações e melhores práticas no campo. Natureza Experimental: Reconhece que não existe uma abordagem “única” ou “absoluta” para a utilização da IA generativa e encoraja os leitores a experimentar e adaptar as sugestões de acordo com suas necessidades e contextos específicos.

Privacidade e Proteção de Dados: Alerta para a importância de garantir a confidencialidade das informações ao interagir com plataformas de IA generativa, especialmente em contextos jurídicos. Riscos de Vieses: Adverte sobre a possibilidade de os modelos de IA generativa perpetuarem vieses presentes nos dados utilizados no treinamento, ressaltando a importância de interpretar as respostas geradas de forma crítica e garantir a justiça e correção das decisões tomadas com base nelas.

Advertências Adicionais: Informa que o livro pode conter opiniões pessoais do autor e que as informações contidas na obra podem se tornar desatualizadas devido à evolução do direito, recomendando sempre a consulta a um advogado especializado para questões específicas.

Sair da versão mobile