A transformação digital no meio jurídico, também denominada Direito 4.0, trouxe consigo a exigência inadiável para que os escritórios de advogados se lancem em suas jornadas de digitalização. Essa premissa já não se questiona mais. No entanto, juntamente aos recursos e mentalidades digitais e às práticas e métodos de automação, esse movimento carrega uma outra necessidade: dotar a advocacia de uma visão empresarial.
Essa reinvenção já se mostrava relevante quando o mercado jurídico começou a apresentar números impressionantes. Nos últimos cinco anos, tanto os números se tornaram ainda maiores quanto as exigências por digitalização se tornaram ainda mais prementes, sendo compelida pelas empresas contratantes e pelo próprio Poder Judiciário. O Brasil é o país com o maior percentual de advogados por habitante no mundo e o segundo em número absoluto de juristas ativos. Neste mercado altamente competitivo, adotar métodos de gestão e estratégias de negócios não é mais uma opção, é uma questão de sobrevivência.
Atentos a essa demanda, os pioneiros Lara Selem e Rodrigo Bertozzi estão sempre atualizando o mercado com ótimos conteúdos, sejam na forma de livros, cursos ou consultorias. Nesta obra os autores reforçam uma série de temas como empreendedorismo, gestão, controladoria, estratégia, planejamento, marketing, cultura organizacional e produtividade já abordados em outros livros, porém com um caráter mais holístico e atualizado. O livro passa por todas essas disciplinas e práticas essenciais ao negócio jurídico do século XXI. E o faz com informações relevantes e dicas práticas e acessíveis apara advogados de todos os portes.
A minha entrada no mercado jurídico – há quinze anos – foi pautada na bibliografia de Lara Selem e Rodrigo Bertozzi. Mesmo passado todo esse tempo, eu ainda considero seus livros como as melhores referências para a Advocacia do Futuro. Manter-se atualizado e praticar uma boa gestão é a condição sine qua non Advogadas e Advogados continuarão no mercado nos próximos anos. E esta obra cumpre a função de levar informação de qualidade aos profissionais do Direito que buscam essa permanência e sustentabilidade.
Ficha Técnica
• Editora: Juruá Editora
• Autores: Lara Selem e Rodrigo Bertozzi
• Páginas: 516
• Ano de Publicação: 2014
• Sinopse Oficial:
Reinventar-se é a proposta deste livro. Apresentamos o que há de mais moderno e prático sobre os pilares da gestão do mundo jurídico. Construir conceitos evolutivos é a chave para se destacar perante uma competição que nunca se viu antes e irá dobrar nos próximos três anos. Lidere uma advocacia de alta performance! Gerencie o tempo! Delegue! Conduza pessoas ao seu propósito profundo! Crie o que nunca foi criado! Desenhe estratégias mais intensas com o cliente! Estes são os alicerces que farão sua marca jurídica sobreviver a qualquer tempestade do século.
Com esta obra você irá:
– desenvolver o empreendedorismo jurídico;
– desenhar mercados;
– estruturar uma sociedade de advogados sustentável;
– executar alianças estratégicas e fusões de escritórios;
– construir vendas jurídicas éticas;
– consolidar a gestão do plano de carreira e remuneração de sua equipe;
– implementar a controladoria;
– executar um plano de marketing jurídico eficaz;
– domar os custos e formar o preço do serviço jurídico;
– estruturar um departamento jurídico de alto desempenho.
• Sumário:
– Dossiê I – A Reinvenção e a Inovação na Advocacia
1 A Reinvenção da Advocacia
2 Empreendedorismo Jurídico
3 A Cultura do Escritório de Advocacia
4 Inovar ou Morrer
5 Oceano Azul na Advocacia
6 Em Tempos Turbulentos, Execute Metas!
– Dossiê II – Gestão Legal
1 Sobreviver, Manter, Desenvolver ou Crescer? Eis a Questão!
2 A Gestão Legal
3 Estratégias Para Crescer
4 O Benchmarking na Advocacia
5 A Gestão do Conhecimento nos Escritórios de Advocacia
6 Execução: A Distância Exata Entre o Sonho e a Realidade
– Dossiê III – Sociedade de Advogados
1 Sociedade de Advogados
2 O Advogado e a Sociedade de Advogados
3 Conselho de Sócios
4 Advocacia em Família
– Dossiê IV – Negócios Jurídicos
1 Negócio Jurídico é o Futuro da Advocacia
2 Prepare-Se Para o Negócio Jurídico
3 O Grande Momento dos Negócios Jurídicos
4 Advogado Consultor
5 Vendas Jurídicas
6 Alianças Estratégicas e Fusões de Escritórios
7 Escritórios Gêmeos
– Dossiê V – Pessoas
1 Gestão de Pessoas na Advocacia
2 Melhores Práticas em Gestão Legal
3 Carreira e Remuneração
4 Gestão de Talentos
5 Encontro de Gerações
6 Coaching e Mentoring
7 Como O Acadêmico de Direito Pode Construir Sua Marca Jurídica
8 Planejamento Estratégico Pessoal
9 Comprometimento X Envolvimento
10 Todo Mundo É Melhor do Que Pensa Que É
11 A Difícil Arte de Dizer “Não”
– Dossiê VI – Produção
1 De Volta Para o Futuro
2 Desconstruindo a Advocacia
3 Gestão do Contencioso
4 Controladoria
5 Gestão de Documentação
6 O Arquivo
7 Melhores Práticas em Tecnologia
– Dossiê VII – Marketing Jurídico e Clientes
1 O Marketing Jurídico Revolucionou a Advocacia
2 As Leis do Marketing Jurídico
3 As Supermarcas Jurídicas: Hora de Renovar
4 O Self-Marketing e a Gestão da Reputação na Advocacia
5 A Segmentação Como Estratégia Vencedora
6 Grupos De Estudos Avançados: Task Forces
7 Mídias Sociais: Posicionamento
8 Como O Mundo Mudou o Relacionamento com os Clientes
9 Reflexões Práticas para o Atendimento nas Sociedades de Advogados
10 Por Que seus Clientes Sentem-Se Incompreendidos?
11 Arquitetura da Marca Jurídica
12 Como Fazer um Plano de Marketing Jurídico
– Dossiê – VIII Finanças
1 Gestão Financeira
2 Orçamento
3 Análise por Centro de Custo
4 Como É Difícil Fazer o Preço!
– Dossiê – IX Departamentos Jurídicos
1 Departamento Jurídico de Alto Desempenho
2 A Reorganização do Jurídico – Tempos de Mudanças nas Empresas
3 Gestão Estratégica do Jurídico
4 Indicadores de Desempenho do Jurídico
5 Pilares da Advocacia Moderna