Tecnologia é um meio, não uma vantagem competitiva. Essa frase contundente resume muito bem a premissa deste livro: desenvolver modelos de negócios inovadores coerentes com o mundo figital que estamos vivendo. Na verdade os autores desenvolvem um método denominado Digital Business Model – DBM, o qual consiste em quatro quadrantes. Esses quadrantes correspondem ao que eles enxergam como os modelos essenciais de negócios digitais.
- Fornecedor
- OmniChannel
- Produtor Modular
- Propulsor do Ecossistema
Interessante que o primeiro dos quadrantes parte de um tipo de negócio ainda fincado na operação física. A ideia é que cada modelo seja digitalmente mais avançado que o anterior. Mas ainda que eu já esteja listando aqui os quatro quadrantes e os nomes deles já entreguem ao que cada um se refere, esse ainda não é o ponto central do livro. Afinal, frameworks para modelos de negócios inovadores existem em boa oferta no mercado.
Seis perguntas para um negócio digital consistente
O livro se torna genial quando Peter Weill e Stephanei Woerner dividem o seu discurso em seis perguntas fundamentais. A riqueza do método está em como os autores relacionam as perguntas a cada um dos quatro modelos essenciais. Ao mesmo tempo discorrem sobre sugestões de como atual para subir pela hierarquia dos quadrantes DBM. No mundo de alta complexidade onde modelos de negócios assimétricos adquirem o poder de causar disrupção em segmentos inteiros, essa matriz proposta pelos autores consegue tanto identificar concorrentes indiretos que estejam em crescimento exponencial, quanto direcionar o próprio negócio para um dos quadrantes se valendo das vantagens competitivas sugeridas em cada um.
Curiosamente as análises e abordagens acionadas neste roteiro são aquelas tradicionais que as práticas de gestão e planejamento já utilizam. A novidade está justamente na forma criativa com que essas análises e abordagens são aplicadas no método DBM. E essa abordagem não vem do vácuo. Os autores partiram de 144 iniciativas de transformação digital analisadas no Centro Sloan de Pesquisa de Sistemas de Informação do MIT.
As 256 páginas do livro trazem um conteúdo conciso e direito ao ponto. Portanto é uma leitura que flui fácil ao discorrer sobre o método inovador e ainda deixa margem para o leitor acrescentar elementos etras de sua própria vivência. Com isso se mostra um framework fácil de ser implementado juntamente com outros métodos ágeis de modelagem de negócios.
Ficha Técnica
• Editora: M.Books
• Autores: Peter Weill, Stephanei L. Woerner
• Páginas: 256
• Ano de Publicação: 2018
• Sinopse Oficial:
Neste livro prático e conciso, Peter Weill e Stephanie Woerner, líderes da pesquisa digital do MIT, apresentam um esquema poderoso, mas de fácil compreensão, testado globalmente em situações reais com dezenas de equipes de alta administração. Com base em anos de estudo no Center for Information Systems Research (CISR) do MIT, os autores constataram que a digitalização altera os modelos de negócio das empresas em duas dimensões: da cadeia de valor aos ecossistemas digitais e de uma visão nebulosa a um entendimento nítido das necessidades do cliente final.
O livro examina esses distintos modelos de negócio, cada um com suas funcionalidades e faz seis perguntas vigorosas, em capítulos separados, para ajudar gerentes e executivos a esclarecer em que ponto estão atualmente num modelo de negócio cada vez mais digital. Repleto de auto avaliações objetivas, exemplos motivadores e análises financeiras perspicazes de como lucrar, este livro o ajudará a enfrentar as ameaças, aproveitar as oportunidades e criar estratégias digitais vitoriosas.
• Sumário:
Introdução
Capítulo 1: Qual é a Ameaça – e a oportunidade – Digital?
Capítulo 2: Que modelo digital de negócio é melhor é melhor para seu futuro?
Capítulo 3: Qual é a sua vantagem competitiva digital?
Capítulo 4: Como se conectar usando dispositivos móveis e internet das coisas?
Capítulo 5: Você tem as capacidades fundamentais para Reinventar a Empresa?
Capítulo 6: Você tem liderança para fazer essa transformação acontecer?
Conclusão: colocando tudo junto