A iniciativa denominada Anti-Counferiting Alliance tem o objetivo de firmar uma pareceria com as marcas Levis, ink, Tommy Hilfiger, Under Armour, Victoria’s Secret, entre outras grifes no sentido de diminuir o volume de produtos falsificados dessas empresas. Os cinco pilares dessa ação foram definidos como:
• Monitoramento proativo de anúncios com base em algoritmos semânticos e detecção de produtos;
• Fortalecimento da colaboração com autoridades e agências reguladoras;
• Ações judiciais conjuntas contra infratores que usam o ecossistema para vender produtos falsificados ou pirateados;
• Orientação aos vendedores sobre boas práticas e técnicas de publicação, a fim de reduzir a infração a direitos de terceiros;
• Ajudar os compradores a identificar e denunciar produtos falsificados ou piratas.
Algumas dessas empresas já possuem algum programa de Proteção de Marca utilizando inteligência artificial e aprendizado de máquina para rastrear anúncios de produtos pirateados ou que possam ferir o direito à propriedade intelectual. Uma vez que o Mercado Livre é um dos maiores marketplaces, ele responde solidariamente pela comercialização d produtos falsificados, portanto é de interesse da plataforma zelar pelas boas práticas contra a pirataria.