Ícone do site Portal Direito na Era Digital

Moedas digitais serão usadas por 20% das grandes empresas até 2024

O uso de moedas digitais definitivamente entrou em uma espiral de crescimento que promete muitas mudanças a partir deste ano. Segundo um estudo do Gartner – organização mundial de pesquisa e aconselhamento para empresas – até meados de2024, 20% das grandes empresas globais usarão moedas digitais para realizar pagamentos, armazenar valor para operação ou para criar garantias digitais para uso em longo prazo.

Segundo Avivah Litan – vice-presidente do Gartner – “O aumento da aceitação de criptomoedas em plataformas tradicionais de pagamento e a ascensão das moedas digitais vão incentivar várias das grandes empresas a incorporar este tipo de ativo em suas aplicações nos próximos anos”. o executivo que coordenou o estudo acredita que a utilização inicial será em pagamentos diversos e posteriormente em financiamento descentralizado (DeFi).

O estudo não identificou qual (ou quais) seria as criptomoedas com maior potencial de utilização e isso faz sentido, haja visto que esse cenário ainda é bastante incerto e volátil. além disso existe uma série de considerações tecnológicas, regulatórias, jurídicas e estratégicas que precisam ser avaliadas tanto pelos executivos de finanças como pelos técnicos.

Entre os principais benefícios para a adoção de moedas digitais, pode-se destacar a proteção contra inflação global, maior clareza regulatória, melhorias no uso de energia e adoção por stakeholders.

Sair da versão mobile