A Oi Soluções lançou a plataforma IAgo. O hub de produtos de inteligência artificial (IA) da companhia utiliza como motor o IBM Watson. O objetivo, segundo a operadora, é aprimorar operações do mercado corporativo. Com a ferramenta, é possível criar assistentes virtuais cognitivos – que são capazes de compreender e responder perguntas do público.
Um dos recursos presentes no IAgo é a geração de conteúdos a partir de IA generativa, em que novos conteúdos são desenvolvidos, seguindo padrões aprendidos a partir de modelos pré-treinados. “O grande propósito da solução é combinar as diversas dimensões da inteligência artificial para que uma empresa possa fazer a adoção nos seus negócios, gerando valor. A Oi Soluções entrega a plataforma e serviços profissionais especializados, que auxiliam o cliente na sua jornada para inteligência artificial”, informou a Oi, em comunicado à imprensa.
Uma das principais funcionalidades possíveis com a plataforma é a capacidade de compreender documentos, reconhecer objetos, além de identificar padrões emocionais, segundo a operadora. A descoberta de padrões e tendências também está presente, já que o modelo consegue encontrar informações consideradas relevantes em materiais como artigos e posts de Internet.
Além disso, a Oi Soluções informou que o hub reúne recursos capazes de recomendar produtos e conteúdos, bem como detectar fraudes, riscos e anomalias, baseadas na identificação de padrões pré-treinados na inteligência artificial. Outro destaque dado pela companhia foi a da Plataforma de Gestão SaaS: um sistema de gerenciamento baseado em nuvem, que oferece visibilidade a diversos parâmetros de funcionamento da solução, permitindo análise dos dados gerados pela IA para curadoria e tomada de decisões.
A empresa promete suporte aos clientes no mapeamento dos processos de negócios da organização, além de serviços profissionais especializados – com equipes na criação, otimização e adoção da IA. Também são oferecidas estatísticas baseadas no motor de IA proposto para aprimorar a solução do cliente.
IA na Oi
De acordo com a empresa, a Oi vem introduzindo inteligência artificial de forma progressiva nas operações desde 2018. O primeiro caso de uso foi com o aplicativo Minha Oi. Em seguida, a empresa lançou a assistente virtual Joice, considerado pela marca o ponto de interação “mais envolvente da companhia”, já que facilitou dezenas de milhares de interações, sendo 95% delas realizadas pelo WhatsApp.
“Nesses últimos anos, houve uma mudança significativa no comportamento dos clientes, com os usuários naturalmente se direcionando às interações baseadas em assistentes virtuais. Essa mudança resultou em uma redução de mais de 50% nas chamadas para o centro de atendimento da Oi. Seguindo essa tendência, estamos expandindo nosso portfólio com produtos e serviços que auxiliam a Jornada para Inteligência Artificial com soluções customizadas para clientes do mercado corporativo”, disse Fernando Sá, diretor de produtos e arquitetura de soluções da Oi Soluções.
Fonte: Teletime