O Portal Direito na Era Digital está realizando a primeira pesquisa sobre Maturidade Digital dos Escritórios de Advocacia brasileiros. Nosso objetivo é mensurar o grau de digitalização e automação de suas atividades administrativas e operacionais.
A Transformação Digital que vem ocorrendo em todas as esferas da sociedade trouxe uma nova onda de conceitos, métodos e tecnologias completamente impensados há apenas uma década. Diante dessa enxurrada de mudanças de paradigmas, o mercado jurídico também foi afetado e vem passando por transformações que mudam completamente a forma de advogar. É a nova Era do Direito 4.0.
Nesse movimento todas as entidades jurídicas são afetadas: escritórios de advocacia, departamentos jurídicos e poder judiciário. No entanto a adesão não ocorre simetricamente nessas três frentes. Os DeJur automaticamente são impulsionados pela acelerada digitalização das empresas públicas e privadas. Os tribunais brasileiros vêm recebendo doses constantes de inovação por parte do CNJ. E no âmbito dos escritórios de advocacia, apenas as grandes bancas conseguiram iniciar essa jornada de forma antecipada.
Embora a digitalização dos escritórios e a automação de tarefas e processos seja acessível a escritórios de todos os portes, muitas vezes essas iniciativas acabam sendo freadas pela cultura conservadora ainda presente entre Advogadas e Advogados. Porém esse comportamento não é mais sustentável.
A transformação digital rumo à Advocacia 4.0 é um caminho inevitável que todos os escritórios de todos os portes terão de seguir. Caso contrário estarão fora do mercado nos próximos anos. Felizmente essa conscientização está se disseminando rapidamente e a maioria dos operadores do Direito estão buscando informações e atualizações para se adequarem à economia digital.
A pesquisa sobre Maturidade Digital dos Escritórios de Advocacia brasileiros nasceu com o objetivo de mapear o movimento dos mais de 1 milhão de advogados brasileiros que se encontram nessa situação. Mas principalmente tem a função de ajudar esses profissionais a compreender onde estão e como devem seguir em frente na jornada de digitalização.
A pesquisa é composta de 48 questões que abrangem 9 áreas diferentes, as quais correspondem a setores funcionais dos escritórios. As respostas foram formatadas na Escala Likert a fim de mensurar com mais precisão o grau de digitalização de cada respondente. Em respeito à LGPD as respostas são anonimizadas por padrão. No entanto o respondente poderá solicitar uma avaliação detalhada de seu diagnóstico fornecendo o seu email. Nestes casos o contato fornecido será utilizado tão somente para o envio do relatório.
O Portal Direito na Era Digital foi criado com o compromisso de capacitar Advogadas e Advogados em suas jornadas de digitalização e automação. Dessa forma, a pesquisa será muito útil no sentido de entendermos os tipos de conteúdo mais demandados. Dessa forma, lhe convidamos a responder essa pesquisa que será de grande valia em seus próximos passos na Advocacia 4.0