A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) anunciou esta semana que no mês de outubro as instituições bancárias contabilizaram 1,2 bilhão de transações por Pix. Uma análise qualitativa desse montante identificou que cerca de 3/4 dessas operações normalmente teriam sido realizadas em dinheiro vivo.
Segundo o diretor de inovação, produtos e serviços da entidade, Leandro Vilain, em 2020 os bancos investiram R$ 25 bilhões em inovações tecnológicas. O executivo também reconhece o calcanhar de Aquiles do sistema que é a segurança digital – e que seria uma preocupação a mais com a chegada do 5G. Apesar da parceria com a ANPD, e com as polícias, a federação teria notado um aumento considerável de vazamento de dados – fenômeno observado no mundo inteiro.
A Febraban tem procurado negociar com as instituições bancárias algumas medidas para conter os golpes utilizando oo Pix. E muito desse esforço passa pela conscientização dos usuários sobre segurança da informação. De qualquer forma esse tipo de solução está acelerando a Transformação Digital do setor bancário e aumentando significativamente a inclusão de cidadãos ao sistema bancário.