Livro | Plataforma: A Revolução da Estratégia
Sabe aqueles livros mais parecem um curso completo, de tão densos e profundos? Plataforma é um desses!
A necessidade de inovação contínua e do uso de tecnologias transformadoras trazidas pela Transformação Digital mudou radicalmente a forma como as empresas devem tocar os seus negócios. A digitalização de processos e métodos é tão importante e necessária quanto desenvolver um modelo de negócio amparado por uma vantagem competitiva consistente.
Até o início dessa nova era a quase totalidade das empresas empregava um modelo de negócio denominado pipeline. Esse nome foi utilizado pelo fato de trabalhar em uma cadeia de valor linear, onde fornecedores estão em uma extremidade e consumidores em outra.
Modelos de Negócios é o termo que faz a grande diferença em meio a essa quarta revolução industrial que estamos presenciando. Enquanto tudo está se tornando 4.0 é necessário que essa transformação seja conduzida pela inovação, caso contrário a mudança será apenas aparente e não estratégica. E entre tantos Modelos de Negócios inovadores que vem surgindo, o que se foca em criação de plataformas é um dos mais notáveis.
Um conceito alinhado com a Transformação Digital
O principal diferencial é que esse modelo ressignifica toda cadeia de valor conhecida naquele modelo vertical e linear. E por se aplicar em muitas direções envolvendo diversos stakeholders, o ganho de escala do negócio tem um potencial enorme. As plataformas online podem ser pensadas para conectar produtores, consumidores, recursos e a comunidade que interage nesse ecossistema. Justamente por essa dinâmica multi direcional a transferência de valor pode ser criada, modificada, trocada e consumida de diversas formas e em diversos lugares.
O Livro segue um roteiro muito bem elaborado onde inicialmente explica essa revolução em direção às plataformas como base de negócios. Um conceito importante nesse modelo são os Efeitos de Rede resultantes da mixagem entre os papéis de usuários e a criação de valor em cada instância. As diversas relações possíveis dentro desse ecossistema são enquadradas em quatro categorias. Da mesma forma os autores sugerem sete estratégias macro que podem ser desmembradas e customizadas caso a caso.
Com tantas mudanças radicais nos paradigmas gerenciais, o potencial de disrupção proporcionado pelas plataformas é inigualável e podem transformar setores inteiros do mercado.
Um guia completo para entender os novos modelos de negócios
Se mantendo firme no propósito de ser um verdadeiro manual de aplicação, a obra segue para orientações mais práticas como as oito maneiras de lançar plataformas bem-sucedidas e as diversas possibilidades de como capturar o valor criado pelos efeitos de rede.
Quando se trata de gerenciar o crescimento da plataforma, o livro também enumera uma série estratégias e de políticas e diretrizes de governança para aumentar o valor e impulsionar a adesão entre novos usuários. Além desse direcionamento os autores também sugerem indicadores e métricas relevantes para mensurar o que realmente importa nessa jornada.
Embora não seja tão longo, Plataforma: A revolução da estratégia é um livro conciso e objetivo totalmente voltado à aplicação prática. Ferramentas adicionais como o Business Model Canvas e as técnicas de Growth Hacking são bem-vindas e até sugeridas na obra com o objetivo de incrementar o modelo de negócio. E o mais interessante é que esse modelo pode ser aplicado mesmo a pequenos negócios com foco inovador. Um guia indispensável para empreendedores e consultores de negócios e inovação!
• Editora: Alta Books
• Autores: Geoffrey G. Parker, Marshall W. van Alstyne e Sangeet Paul Choudary
• Prefácio: Carlos Piazza
• Páginas: 376
• Ano de Publicação: 2019
• Sumário:
— Introdução
— Capítulo 01 – Hoje
— Capítulo 02 – Efeitos de Rede
— Capítulo 03 – Arquitetura
— Capítulo 04 – Disrupção
— Capítulo 05 – Lançamento
— Capítulo 06 – Monetização
— Capítulo 07 – Abertura
— Capítulo 08 – Governança
— Capítulo 09 – Métricas
— Capítulo 10 – Estratégia
— Capítulo 11 – Política
— Capítulo 12 – Amanhã
— Glossário
Autor
Portal Direito na Era Digital reúne informações sobre inovação, métodos, estratégias, tecnologias e digitalização para escritórios de advogados obterem sucesso em sua jornada no Direito 4.0