Plataforma Gov.br acelerando a digitalização
O uso de biometria para identificação e acesso a serviços públicos na plataforma triplicou nos últimos 12 meses.
As chamadas assinaturas avançadas, versões ‘ouro’ e ‘prata’ estão conseguindo um índice elevado de adesão. As de nível ouro passaram de 4,5 milhões em fevereiro de 2021 para 15 milhões até o fim de fevereiro de 2022. Já no nível ‘prata’, passaram de 5,5 milhões para 11,8 milhões no mesmo período. O número de contas no nível ‘bronze’ teve o menor crescimento, subindo de 72,9 milhões para 99,2 milhões.
A identidade digital nível ‘prata’ se refere àqueles que acessam o Gov.br com a conta e senha dos bancos já integrados à plataforma. A identidade digital nível ‘ouro’ requer biometria facial registrada no aplicativo Meu Gov.br. A assinatura bronze é basicamente um cadastro de login e senha na ferramenta de acesso a serviços públicos online.
A plataforma GovBr proporciona acesso a diversos serviços públicos federais. Neste último trimestre dois deles estão impulsionando o índice de adesão através das assinaturas avançadas: o acesso ao Sistema Valores a Receber, do Banco Central e a declaração de Imposto de Renda desse ano. Outros serviços que podem ser acessados são a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a consulta do Abono Salarial, o cadastro biométrico do Tribunal Superior Eleitoral, o e-CAC e a adesão de bancos ao sistema de identificação federal.
Até o final do mês de fevereiro de 2022 a plataforma Gov.br contava com mais de 100 milhões de usuários cadastrados
Autor
Portal Direito na Era Digital reúne informações sobre inovação, métodos, estratégias, tecnologias e digitalização para escritórios de advogados obterem sucesso em sua jornada no Direito 4.0