Desde dezembro a Plataforma Gov.br está limitando os acessos automatizados como medida para garantir a disponibilidade do serviço a todos os cidadãos brasileiros. O objetivo primordial é minimizar problemas de indisponibilidade aos mais de 4 mil serviços oferecidos pelo Governo Federal através do Portal. O mesmo procedimento também passou a valer para o acesso ao Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) da Receita Federal via Gov.br.
Estas medidas de segurança da informação em ambas as plataformas de serviços públicos foi implementada na tela inicial de acesso ao Portal. Portanto, já na validação dos dados para login os robôs de diversas aplicações podem ser proibidos de continuar. Para os usuários comuns o processo é transparente e sem nenhuma alteração.
O bloqueio de robôs automatizados às plataformas está sendo realizado pelos Captchas. Quando o sistema detecta um acesso não humano, imediatamente solicita que se informe os caracteres que aparecerão em uma imagem aleatória para que ocorra a validação do login.
Em caso de problemas com a conta Gov.br ou na utilização da plataforma, os usuários devem utilizar canal de atendimento próprio disponível em: Atendimento gov.br — Governo Digital