Ponte aérea SP-RJ é a primeira com acesso biométrico
Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) são os primeiros aeroportos brasileiros a implantar de forma definitiva o embarque facial biométrico 100% digital para passageiros e tripulantes. O Embarque + Seguro é um programa conduzido pelo Ministério da Infraestrutura (Minfra), com tecnologia Serpro e parceria do Ministério da Economia. A solução, que combina análise de dados e validação por biometria, dispensa a apresentação de cartões de embarque e documentos de identificação dos viajantes de voos domésticos partindo desses terminais.
Na manhã desta terça-feira, 9 de agosto, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, acompanhado dos ministros da Cidadania, Ronaldo Bento, e do Turismo, Carlos Brito, liderou uma comitiva governamental para vistoriar o funcionamento de todo o acesso biométrico. As autoridades acompanharam diversos embarques diretamente do aeroporto de Congonhas. O presidente Gileno Barreto, o diretor de Relacionamento com Clientes, André de Cesero, os superintendentes Brenno Sampaio, Rafael Soto e Giordanni de Paiva e o chefe de Divisão, Luciano Cunha, foram os representantes do Serpro no marco de inauguração do sistema.
Com o Embarque + Seguro operando nos aeroportos que formam a rota de maior movimento do país, o Brasil tem agora a primeira ponte área biométrica de ponta a ponta do mundo. O processo de implantação definitiva ocorre de forma gradual e simultânea nas duas localidades. Com a inovação, os viajantes de voos com embarques biométricos que optem pelo uso da tecnologia só precisam da imagem de seus rostos para fazer check-in e acessarem salas de embarque e aeronaves. No caso de comissários de bordo e pilotos, a solução inclui o acesso a áreas restritas dos dois terminais aéreos.
Dos testes à implantação
“Nós testamos o Embarque + Seguro em mais de seis mil passageiros, em sete aeroportos de grandes cidades do país. Isso nos permitiu dar esse passo concreto hoje em direção a essa tecnologia, que traz mais segurança, confiabilidade e mais agilidade e eficiência aos embarques”, afirmou Marcelo Sampaio. O ministro da Infraestrutura ainda acrescentou que, até o dia 25 de agosto, 100% dos voos da ponte área já contarão com o acesso facial biométrico.
“Ao optar pelo embarque biométrico, o cidadão dá o consentimento dele para o uso dos seus dados. Se ele não quiser mais, os dados são descartados. E a autorização é exclusiva para esta finalidade de embarque”, declarou Gileno Barreto sobre a reponsabilidade da empresa com a privacidade do cidadão. “Nossa tecnologia cruza dados da CNH e do TSE, qualquer falsificação de documento, o sistema detecta automaticamente. E o nosso reconhecimento facial tem um nível de assertividade superior a 96%. Ou seja, em 96% dos casos, nós damos 100% de match. Se não der o match, a pessoa não pode embarcar”, acrescentou o presidente do Serpro.
O presidente da Infraero, Brigadeiro Hélio Paes de Barros Júnior, o secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Juliano Noman, além de representantes da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) foram algumas das demais autoridades presentes.
Como funciona o Embarque + Seguro
Cada empresa aérea operando em Congonhas e Santos Dumont poderá adotar procedimentos próprios para o cadastramento biométrico e validação do passageiro na base governamental, por meio do Serpro. Neste início, para usar o sistema, o usuário deve dispor de documento biométrico válido; passagem aérea e acesso ao canal de cadastramento e validação biométrica da companhia aérea. Por meio do canal, no momento do check-in ou após a sua realização, o passageiro realizará a validação biométrica associada a seu voo. Ele deverá aceitar os termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LPGD), devendo fazê-lo a cada novo voo. Executada essa ação, de forma digital, e sendo validado o cadastro, o passageiro estará apto a usar o sistema biométrico para o respectivo voo.
No aeroporto, a biometria facial será usada em duas etapas: primeiro, no acesso à sala de embarque; depois, no acesso à aeronave. Na entrada da sala de embarque, totens farão a leitura biométrica da face, consultando a base do governo e verificando o cadastro do passageiro e a existência do cartão de embarque válido. Aprovada a biometria, o passageiro fica autorizado a ingressar no local. A segunda etapa ocorrerá no portão de embarque, no momento de ingresso na aeronave.
Para tripulantes, o uso do novo sistema também é opcional. Quem escolher o procedimento biométrico deve acessar a aplicação Embarque +Seguro Tripulantes, por meio de dispositivo móvel, em sua conta pessoal da plataforma Gov.Br, onde ocorre a checagem dos dados/documentos profissionais, seguida de captura de selfie e habilitação do usuário como participante do Embarque + Seguro Tripulantes. O procedimento biométrico, contudo, não exime o profissional de se submeter à inspeção de segurança aeroportuária.
Aeroportos podem contratar o Embarque + Seguro
Os aeroportos que queiram aderir a solução de biometria para melhorar a experiência dos passageiros podem fazê-lo em contato com o nosso time comercial (comercial@serpro.gov.br). O Embarque + Seguro traz agilidade, segurança e está totalmente alinhado à política de Proteção e Privacidade de Dados da empresa respeitando integralmente a LGPD. Acesse a página e sabia mais.
Para que fosse adotado em definitivo em dois dos principais aeroportos do país, a Infraero, operadora do Santos Dumont e de Congonhas, firmou cooperação técnica com o Serpro, desenvolvedor do sistema de validação biométrica para o Embarque + Seguro. A disponibilização dos equipamentos e interface, incluindo totens de leitura biométrica e catracas automáticas, está a cargo das empresas de TI Pacer e Digicon, respectivamente.
Os dispositivos estão sendo instalados gradualmente em todas as áreas de check-in e portões de embarque dos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont: são doze portões e dez catracas no terminal paulista; e oito portões e cinco catracas no fluminense. Após realizados os devidos testes, cada equipamento torna-se imediatamente operacional, liberando a solução tecnológica para uso de todas as companhias aéreas que operam nos dois terminais e que tenham formalizado sua adesão à iniciativa junto ao Serpro, por meio de assinatura de termo de confidencialidade e de aceite às regras da LGPD.
Projeto piloto confirmou segurança e eficiência
A implantação do sistema biométrico nos dois aeroportos, e na quinta ponte aérea do mundo em fluxo de voos, foi possível após ele ser testado durante o projeto piloto do programa federal Embarque +Seguro, sob condução do Minfra e Serpro, em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. De outubro de 2020 a janeiro deste ano, mais de 6,2 mil passageiros participaram da fase de testes do programa, realizada em sete aeroportos do país. Entre pilotos e comissários de bordo, quase 200 profissionais avaliaram o embarque biométrico em Congonhas e no Santos Dumont, de novembro de 2021 a janeiro deste ano.
Na fase de testes do programa, foram medidos indicadores como redução no tempo em filas, no acesso à sala de embarque e à aeronave. Com a biometria, o tempo médio do embarque caiu de 7,5 segundos para 5,4 segundos por passageiro. Isso significa que, com a biometria, será possível processar mais embarques no mesmo tempo do processamento atual, correspondendo a um ganho de 27%. Mas os viajantes poderão optar entre o sistema e os procedimentos tradicionais de check-in e embarque, que continuam disponíveis.
Fonte: SERPRO
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