Porto de Santos terá centro de inovação e fomento de startups
O conceito de Porto Digital vem sendo aplicado em algumas cidades como iniciativa de revitalizar estas regiões portuárias normalmente desgastadas em termos urbanísticos. Nova York, Paris, Berlim, Buenos Aires, Madri e Recife são cidades que já contam com iniciativas bem sucedidas nesse sentido. Seguindo essa tendência, o próximo município a ganhar esse status será Santos, no litoral paulista.
O Complexo de Inovação Porto-Indústria (COINPI), será um hub para fomentar startups com produtos e serviços para os portos digitais, indústria 4.0, ocupação de áreas portuárias por empresas e pessoas, além de recuperação de centros urbanos em todo o Brasil.
Por trás desse projeto está a holding de investimentos e inovação Áurea Innovation Finance em parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP Santos. O primeiro estágio da iniciativa é buscar empresas e startups interessadas em participar do hub utilizando um aporte de R$ 2 milhões. Para isso, foram mapeados 35 imóveis aptos para investimento no perímetro do centro santista, que poderão ser usados como edifícios residenciais, hubs de inovação, espaços para eventos, shopping center, entre outras finalidades, com projetos desenvolvidos por uma equipe de arquitetos e urbanistas.
As linhas de negócios procuradas estão entre indústria, automação e mecanização, logística, e-commerce, trading, direito, engenharia, comércio exterior e negócios portuários. As startups escolhidas terão programas de incubação, aceleração e venture builder. O ecossistema terá uma rede de mentores, conexões com o mercado e acesso a potenciais investidores. As startups interessadas no projeto podem se inscrever no endereço https://aureaif.com
Autor
Portal Direito na Era Digital reúne informações sobre inovação, métodos, estratégias, tecnologias e digitalização para escritórios de advogados obterem sucesso em sua jornada no Direito 4.0