Ícone do site Portal Direito na Era Digital

Primeiro mandado de busca e apreensão no metaverso

O Ministério da Justiça e Segurança Pública executou um mandado de busca e apreensão no metaverso com a Operação 404, que tem como alvo a pirataria digital.

Em uma ação inédita reunindo a polícia civil de 11 estados foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão em um ambiente de realidade virtual para investigar suspeitos de pirataria digital. As onze pessoas presas estão sendo acusadas de transmitir ou viabilizar a veiculação de conteúdos protegidos pela lei de direitos autorais. }os suspeitos poderão ser indiciados por associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Na mesma operação foram bloqueados 266 sites ilegais hospedados no Brasil, 700 aplicativos de streaming de conteúdo audiovisual e 461 aplicativos de música. Muitos desses aplicativos continham malware para invadir computadores para roubar informações bancárias, senhas, fotos e e-mails.

Busca e apreensão no metaverso

A Operação 404 iniciada em 2019 é bastante ampla e investiga diversos crimes de Direitos Autorais. Em uma das ações mais recentes foi cumprida uma determinação inétida na justiça brasileira: a busca e apreensão no metaverso. Segundo a equipe do Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria de Operações Integradas, a quadrilha utilizava ambientes de realidade virtual como o Horizon Venues para cooptar interessados nos serviços de plataformas ilegais de conteúdos audiovisuais ou musicais.

Sair da versão mobile