Privacidade na internet: Google anuncia novo projeto para substituir cookies
Os cookies utilizados por diversos sites para mensurar o comportamento do consumidor é um dos pontos mais críticos das legislações de proteção de dados como a LGPD e a GDPR. Já existe um acordo mundial para encerrar o uso desse recurso até o final de 2023. nesse ínterim, publishers, anunciantes e plataformas de publicidade enfrentam uma corrida para desenvolver uma nova tecnologia menos invasiva e que respeite as legislações.
Nesse sentido o Google anunciou uma nova solução para permitir que anunciantes comprem espaço publicitário com base nos interesses de navegação dos usuários sem precisar depender de cookies de rastreamento. o nome deste novo projeto é API Topics.
O novo sistema de navegador, batizado de Tópicos, agrupa cada usuário em até 15 cestas de cerca de 350 opções (desenhadas por humanos), como “fitness” e “viagem”, com base em três semanas de navegação. Os anunciantes verão até três cestas por usuário conforme decidirem se devem exibir um anúncio a esse indivíduo.
O navegador do usuário armazenará esses tópicos por três semanas antes de excluí-los. O Google diz que essas categorias “são selecionadas inteiramente em seu dispositivo” e não envolvem “nenhum servidor externo, incluindo servidores do Google”. Ao reveber uma visita, os tópicos mostram ao site e seus parceiros de publicidade apenas três de seus interesses, consistindo em “um tópico de cada uma das últimas três semanas”.
Em testes realizados no ano passado, alguns anunciantes acharam o FLoC menos eficaz do que os cookies para escolher os usuários como alvo e o sistema corria o risco de expor o histórico de navegação de um indivíduo.
Fonte: Mobile Time
Autor
Portal Direito na Era Digital reúne informações sobre inovação, métodos, estratégias, tecnologias e digitalização para escritórios de advogados obterem sucesso em sua jornada no Direito 4.0