Programa Justiça 4.0 disponível para o TJ-SP
Em mais uma ação para ampliar o uso de novas tecnologias e disseminar a digitalização do Poder Judiciário brasileiro, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) firmou dois convênios de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Assinados pelo presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, e pelo presidente do TJSP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, nesta segunda-feira (22/11), os acordos concretizam a adesão ao Programa Justiça 4.0 e à Plataforma Digital do Poder Judiciário.
Os acordos conjugam esforços entre o CNJ e o tribunal para o desenvolvimento e o uso colaborativo dos produtos, projetos e serviços do Justiça 4.0. O ministro Luiz Fux, enfatizou que a informatização é um dos eixos de sua gestão à frente do Conselho. “Os programas estimulam o uso colaborativo dos recursos tecnológicos para elevar a eficiência dos trabalhos desenvolvidos pela Justiça e, assim, atender com qualidade e rapidez, as necessidades da população.”
Fux destacou que o CNJ e o Supremo Tribunal Federal (STF) disponibilizam instrumentos para auxiliar os tribunais no desenvolvimento das atividades jurisdicionais e que, com os recursos a tecnológicos e o trabalho colaborativo, é possível alcançar resultados positivos com redução de custos. “Temos que compreender as particularidades de cada corte, por isso estamos sempre abertos ao diálogo.”
O Programa Justiça 4.0 foi concebido para disponibilizar instrumentos para prestação de serviços da Justiça de forma digital, visando elevar a eficiência e reduzir de custos. Seu desenvolvimento é fruto de uma parceria entre CNJ, Conselho da Justiça Federal (CJF) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
A Plataforma Digital é uma das ações do Justiça 4.0 e foi criada para modernizar a plataforma do Processo Judicial eletrônico (PJe) e incentivar o desenvolvimento colaborativo entre os tribunais. Por meio da plataforma, o PJe se transforma em um sistema multisserviço que garante a unificação do trâmite processual no país e permite a promoção de adequações pelos tribunais conforme as necessidades se apresentem.
Fonte: https://www.cnj.jus.br/programa-justica-4-0-chega-ao-tribunal-de-justica-do-estado-de-sao-paulo/
Autor
Portal Direito na Era Digital reúne informações sobre inovação, métodos, estratégias, tecnologias e digitalização para escritórios de advogados obterem sucesso em sua jornada no Direito 4.0