A Prefeitura da cidade de São Paulo publicou decreto que institui o Programa de Transformação Digital na cidade de São Paulo.
O decreto recém publicado pela prefeitura de São Paulo tem como objetivo traçar diretrizes para a atuação tecnológica dos órgãos municipais. O atendimento à população é um dos principais pontos de atenção do projeto ao aproximar a gestão municipal do cidadão. A maior meta será diminuir as desigualdades por meio do uso da tecnologia e da inovação como habilitadoras da inclusão.
Segundo o coordenador de Gestão de TIC da Prefeitura de São Paulo, André Tomiatto, a prefeitura precisa atender às necessidades da população com qualidade. “As novas tecnologias e o crescente volume de dados produzidos pela massificação do uso da internet geraram a necessidade do governo trabalhar mais conectado às demandas da sociedade.
O Programa de Transformação Digital da cidade de São Paulo vai englobar todo o processo de aprimoramento das capacidades internas, aliadas ao provimento de ferramentas e diretrizes que facilitam e atualizam a relação entre o governo municipal e o cidadão. Com essa dinâmica facilitada pelos recursos digitais, o resultado será de fortalecimento na relação de confiança entre as partes a partir do uso de tecnologia e inovação.
Um conjunto de diretrizes relacionadas à prestação de serviços digitais, à interoperabilidade, e às plataformas de governo digital rege o programa, proporcionando:
- Aproximação entre a gestão municipal e o cidadão, facilitando a vida na cidade;
- Uso da tecnologia e da inovação como habilitadoras da inclusão, principalmente das pessoas mais necessitadas, diminuindo as desigualdades;
- Busca da permanente melhoria dos processos e ferramentas de atendimento ao Cidadão;
- Aprimoramento das capacidades internas.
InspiraSAMPA
Outro projeto de inovação também está lançado, o InspiraSAMPA. Trata-se de uma parceria da Prodam com a Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT) e o Conecta. HUB. SP. A partir dessa iniciativa cria-se um centro de excelência em tecnologia e inovação com base nos pilares ESG (environmental, social, and corporate governance). O hub de inovação irá desenvolver um ecossistema harmonioso, que promova a inovação em tecnologia da informação para a cidade de São Paulo, integrando iniciativas e soluções com a participação do poder público, grandes empresas de tecnologia, universidades e demais entidades interessadas.
O InspiraSAMPA também terá o compromisso de gerar novas tecnologias, monitorando tendências e oportunidades de mercado e criar soluções que envolvam projetos de ESG, como ações contra desigualdade social, preservação do meio ambiente, segurança da informação e transparência.
Ambos os projetos são gerenciados pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo por meio da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (SMIT/CGTIC) e da Empresa Pública de Tecnologia da Cidade de São Paulo (Prodam).