A Rede Blockchain Brasil foi mencionada em um novo acordo entre o BNDES e Tribunal de Contas da União (TCU), indicando que o projeto será implementado em breve.
A pasta do Governo Digital já vinha sinalizando há cerca de dois anos sobre a criação de uma rede blockchain própria, considerada uma tecnologia de interesse nacional e reconhecida pelo Estado brasileiro. Para a viabilização desse projeto foi assinado um Acordo de Cooperação entre o BNDES e o Tribunal de Contas da União (TCU). Esse acordo não envolve o repasse de recursos entre as instituições que a criaram. O acordo terá validade de 60 meses.
A proposta da Rede Blockchain Brasil (RBB) é reunir uma rede de instituições, de abrangência nacional, composta de estrutura de governança e infraestrutura tecnológica, que tem o objetivo de facilitar a adoção da tecnologia de blockchain para a implementação de aplicações de interesse público. A criação da rede permitirá a otimização de recursos, redução de custos e remoção de barreiras de entrada para uso da tecnologia e a inovação no setor público.
Atualmente o BNDES já conta com projetos em redes blockchains, tal como o BNDES Token, portanto tem alguma experiência no assunto. A RBB tem um grande potencial para melhorar a prestação de serviços ao público, fomentando a criação de sistemas mais eficientes, com menores custos e muito menos burocracias na máquina pública nacional.