Ícone do site Portal Direito na Era Digital

RJ vai aceitar criptomoedas no pagamento do IPTU

Durante o evento Criptoatividade Carioca, organizado pelas secretarias municipais de Fazenda e Planejamento e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação; foi anunciada a nova ação de digitalização do governo municipal do Rio de janeiro. O prefeito Eduardo Paes confirmou que o Rio de Janeiro será a primeira cidade do Brasil a permitir que impostos da prefeitura sejam pagos com criptomoedas a partir de 2023.

Na ocasião não foi confirmada qual será a criptomoeda utilizada nessa inovação, mas o grupo de trabalho para estudar ações de estímulo ao desenvolvimento do mercado cripto na cidade segue elaborando o projeto. Durante o encontro, também foi anunciado a criação do Comitê Municipal de Criptoinvestimentos (CMCI), que ficará responsável por desenvolver e refinar uma metodologia, estruturada em análise de risco e rentabilidade, para viabilizar investimento de recursos em criptoativos.

Segundo a nota oficial da prefeitura do Rio, a cidade contará com o apoio de empresas do setor cripto para viabilizar essa operação, principalmente a conversão para real das criptomoedas recebidas no pagamento do IPTU. Estas empresas ainda não foram selecionadas e as diretrizes para isso serão publicadas nos próximos meses.

Sair da versão mobile