Um acordo entre Fapesp e Sebrae-SP promete destinar R$ 25 milhões em recursos para 21 startups paulistas focadas em ciência e tecnologia.
A parceria firmada entre as entidades de fomento ao empreendedorismo tem como objetivo aportar cerca de R$ 1 milhão para fortalecer o desenvolvimento de soluções inovadoras de cada startup selecionada pelo Programa PIPE. Mais de 80 propostas foram inscritas para o benefício oferecido pelo convênio entre Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Sebrae-SP.
As startups aprovadas são das cidades de Botucatu (1), Campinas (2), Piracicaba (4), Ribeirão Preto (2), São Carlos (2), São José do Rio Preto (2), São José dos Campos (3) e São Paulo (5). Além de oferecer apoio à pesquisa, viabilizado com os recursos da Fapesp, a parceria determina que os recursos do Sebrae possam ser utilizados pelas empresas para ações de acesso a mercado, como desenvolvimento comercial, participação em feiras e consultorias para captação de investimentos, internacionalização e outras atividades que ajudem a empresa a entrar no mercado. O Sebrae ficará responsável ainda pela capacitação do empreendedor para identificar as oportunidades e estabelecer o fit-to-market de seus negócios.
O primeiro passo para entrada no Programa PIPE será a formalização das 21 startups selecionadas de modo que possam receber os recursos oficialmente e de forma regulamentada. Em seguida o programa vai disponibilizar uma mentoria em parceria com a
Associação Brasileira de Startups (Abstartups). Durante dois anos, cada startup terá em especialista que fará o acompanhamento das ações desenvolvidas, além de ter acesso a mentorias gratuitas conforme próprias necessidades.