Serão destinados R$ 20 milhões para apoiar, no mínimo, 40 startups. Os recursos poderão ser usados para custear material de consumo, serviços de terceiros, bolsas de treinamento técnico e diárias. Os projetos poderão ser enviados até o dia 18 de outubro no link do Edital.
O edital PIPE FAPESP Sebrae Startup-Empresa vai ajudar startups do Estado de São Paulo com soluções prontas a testar a tecnologia em um ambiente real, dentro de uma empresa estabelecida em qualquer lugar do Brasil, para saber se de fato a proposta funciona e potencialmente gerar futuros negócios. Cada projeto poderá receber até R$ 500 mil e ter duração de até 12 meses.
“Não adianta ter um negócio bom, uma startup boa, se você não vende. O que salva um negócio são as vendas e o Sebrae e a Fapesp vão ajudar a validar a tecnologia, com dinheiro e mentoria para a startup encontrar o mercado. As equipes envolvidas fizeram muita pesquisa, conversaram com todo o ecossistema, para chegar a um edital inédito e contribuir para a conexão de startups com grandes empresas”, destaca Wilson Poit, diretor-superintendente do Sebrae-SP.
“O edital tem o objetivo de potencializar o sucesso das startups de base tecnológica apoiando a conexão delas com empresas estabelecidas. Essa chamada tem uma série de recortes novos tornando-a uma oportunidade inédita de apoio à validação tecnológica para entrada em novos clientes, com a possibilidade inclusive de trazer um profissional adicional para acompanhar o projeto”, ressalta Luiz Eugênio Mello, diretor científico da FAPESP.
De acordo com Michel Porcino, responsável pelo Sebrae for Startups, o posicionamento do Sebrae-SP dedicado ao ecossistema de inovação paulista, em geral, as startups têm uma solução pronta, mas pouca propensão a customizar. Isso porque não contam com recursos para realizar as chamadas PoCs (Provas de Conceito) e MVPs (Produto Mínimo Viável). Aliado a esse cenário, existe a dificuldade de acessar grandes empresas e vender. “Sabemos o quão difícil é para uma startup bater na porta de uma grande empresa, achar a porta certa e passar por diversos momentos até conseguir implantar uma solução. E esse edital conecta as duas pontas e diz muito sobre o Sebrae for Startups, que tem a missão de gerar negócios, de fomentar conexões”, destaca Michel Porcino.
Fonte: Agência Sebrae