Seja Colunista do Portal – Termo de Colaboração
Você escreve sobre Direito 4.0?
O Portal Direito na Era Digital oferece espaço para colunistas fixos. Se você gosta de escrever, tem interesse nos temas abordados pelo site e está disposto a compartilhar conhecimento, venha se juntar ao time!
O Portal Direito na Era Digital
O Portal Direito na Era Digital se caracteriza como uma fonte regular de informação e conhecimento sobre as tecnologias, conceitos e métodos de inovação, digitalização, automação e transformação no mercado jurídico.O Portal é um site totalmente independente e existe sem nenhum tipo de investidor, patrocínios e/ou ajuda governamental. As receitas do Portal se dão exclusivamente por espaços publicitários no site, ações promocionais junto aos anunciantes e iniciativas privadas de Apoio.
O Portal foi idealizado com o propósito de levar aos Operadores do Direito informações de qualidade, atuais e isentas de vínculo partidário ou viés ideológico. A abordagem multidisciplinar permite ao Portal prover informações sobre os diversos aspectos da Transformação Digital e do Direito 4.0, sem se prender a temas específicos ou limitados. Acesse esta página para obter mais informações institucionais sobre o Portal.
Diretrizes Gerais
2.1. A participação de Colunistas no Portal Direito na Era Digital através da publicação de artigos se dá a título colaborativo voluntário, não implicando em vínculo trabalhista e/ou empregatício de qualquer natureza, nem tampouco qualquer espécie de remuneração aos colunistas seja a título de cachê ou de participação nas receitas do Portal.
2.2. O Portal Direito na Era Digital não garante qualquer tipo de retorno ao Colunista voluntário, seja ele financeiro ou de visibilidade e reconhecimento.
2.2.1. Eventualmente algum Colunista voluntário pode ser selecionado para redigir artigos patrocinados por um anunciante que o solicite (Publieditorial ou Branded Content). Somente nesse tipo de ocasião, o Colunista voluntário será remunerado. O valor de remuneração será de 50% da receita obtida junto ao anunciante por cada conteúdo pago publicado.
2.3. Os Colunistas voluntários não serão onerados sob nenhuma forma de cobrança para publicarem conteúdo no Portal Direito na Era Digital.
2.4. O processo de seleção de Colunistas voluntários é realizado exclusivamente pela equipe do Portal Direito na Era Digital, não cabendo recursos de qualquer espécie aos candidatos não selecionados.
2.5. Não havendo vínculos trabalhistas e empregatícios, o Colunista voluntário poderá deixar de enviar seus artigos a qualquer momento sem a necessidade de aviso prévio ou qualquer pagamento ao Portal.
2.6. Da mesma maneira o Portal Direito na Era Digital poderá, a qualquer tempo, desligar a participação de um Colunista voluntário sem a necessidade de justificar os motivos.
2.7. Os conteúdos publicados pelo Colunista voluntário no Portal poderão ser distribuídos e compartilhados em outros canais da Internet (através de fóruns, redes sociais, cópias etc), sempre com os devidos créditos de autoria ao colunista aparecendo na assinatura do artigo.
2.8. A fim de obter uma melhor exposição do perfil do Colunista voluntário nos canais digitais, o Colunista compromete-se a manter seus dados sempre atualizados no Portal.
2.9. Os dados do Colunista voluntário cadastrados no site estão protegidos pela Política de Privacidade.
2.10. O Portal Direito na Era Digital não se responsabilizará pelos conteúdos, opiniões e ideias expostas nos artigos publicados, sendo estas atribuídas exclusivamente ao Colunista voluntário.
Diretrizes para Colunistas voluntários
3.1. O Colunista voluntário deve ser, exclusivamente, pessoa física, sendo vedada a colaboração em nome de empresas, startups, entidades e associações diversas na produção de conteúdo. Para estas entidades existem os formatos de publicidade e promoção para anunciantes constante na página Como Anunciar.
3.2. O Colunista voluntário não precisa ser escritor profissional, nem precisa ter experiência ou formação em jornalismo ou áreas específicas.
3.3. O Colunista voluntário deve ser capaz de produzir textos coerentes, com concordância e o mínimo de erros.
3.4. O Colunista voluntário precisa ter conhecimentos básicos da plataforma WordPress, onde os textos são publicados.
3.5. O Colunista voluntário deve ter ética, compromisso e responsabilidade.
3.6. O tipo de conteúdo que o Colunista voluntário irá produzir como colaboração ao Portal é somente no formato de artigos. Os demais tipos de conteúdo veiculados no portal são de produção exclusiva da Redação.
3.7. Os textos produzidos pelo Colunista voluntário devem ser interessantes e úteis para o público-alvo do Portal e não apenas promoção pessoal. Da mesma forma os textos devem se manter dentro dos temas relacionados a Direito 4.0 e Transformação Digital no mercado jurídico. Não serão aceitos textos puramente de doutrina jurídica.
3.8. A periodicidade de publicação de artigos pode ser definida pelo próprio Colunista voluntário, sendo quinzenal ou mensal.
Políticas de Conteúdo
4.1. O conteúdo de notícias, artigos e informações sobre o ecossistema de inovação do Portal Direito na Era Digital é aberto e gratuito a todos os leitores e assinantes do site;
4.1.1. Eventualmente o Portal Direito na Era Digital terá conteúdos pagos na forma de cursos e materiais para download, porém a essência dos conteúdos principais como artigos, vídeos, matérias e notícias continua sendo totalmente aberto e gratuito;
4.2. O texto produzido pelo colunista voluntário precisa ser original e inédito. Todos os textos enviados serão revisados por este critério. No caso de cópias e plágios, o texto será recusado e o colunista será desligado do site.
4.3. É vetada a publicação de conteúdos de caráter pornográfico, racista, abusivo, ameaçador, obsceno, difamatório ou assuntos que infrinjam quaisquer leis brasileiras ou internacionais ou que prejudiquem moralmente e emocionalmente quaisquer outras pessoas.
4.4 É vetada a publicação de textos contendo notícias falsas (fake news) ou qualquer tipo de conteúdo que promova desinformação. No caso de infringir essa regra, o texto será recusado e o colunista será desligado do site.
4.5. É vetada a publicação de textos com caráter político ou partidário. No caso de infringir essa regra, o texto será recusado e o colunista será desligado do site.
4.6. Artigos com foco ou teor publicitário ou promocional ou em nome de empresas serão considerados publieditorial e estarão sujeitos à cobrança como tal, segundo a tabela de preços constante no Mídia-Kit.
4.7. O Portal não garante a publicação de todos os artigos enviados pelo colunista voluntário.
4.8. Todos os artigos publicados por Colunistas voluntários serão revisados pela Redação. A revisão dos artigos tem como objetivo garantir que os assuntos sigam a Linha Editorial do Portal Direito na Era Digital descrita no item 6. Além das diretrizes da Linha Editorial serão revisados também os seguintes critérios: ortografia, gramática, fluência no tema, originalidade e adequação do tema. Caso não se enquadrem algum desses critérios, o Portal tem total liberdade para vetar o texto sugerido.
4.9. O Portal Direito na Era Digital se reserva o direito em realizar correções e ajustes necessários nos artigos enviados pelos Colunistas voluntários.
4.10. Os artigos publicados pelo Colunista voluntário poderão ser otimizados para buscadores (SEO) utilizando as técnicas e práticas para melhorar a visibilidade do conteúdo nos resultados de buscas do Google. Este trabalho é realizado exclusivamente pela equipe de Redação do Portal.
4.11. Os artigos publicados pelo Colunista voluntário poderão ser compartilhados e/ou republicados em redes sociais, sempre com o devido crédito ao autor.
4.12. O Portal Direito na Era Digital é aberto para comentários, portanto os artigos publicados por colunistas podem receber interações dos leitores. A Redação do Portal habitualmente faz a moderação de comentários, então o colunista pode responder aos questionamentos e observações dos leitores sempre que houver demanda.
4.13. O Portal Direito na Era Digital também se reserva o direito de remover artigos já publicados caso os mesmos venham a infringir quaisquer novas demandas e políticas deste site ou de ordenamentos e coordenamentos jurídicos externos.
Diretrizes de Conteúdo
Para melhor experiência do leitor do site e para maior visibilidade do colunista voluntário, o Portal Direito na Era Digital sugere abaixo algumas dicas e diretrizes de conteúdo:
5.1. O título do artigo deve ter de 5 a 15 palavras, preferencialmente incluindo as palavras-chave mais relevantes ao assunto principal.
5.2. O texto do artigo deve ter preferencialmente entre 400 e 1.000 palavras.
5.3. É recomendável evitar frases, períodos e parágrafos longos.
5.4. É recomendável dividir o texto em blocos de mesmo assunto com intertítulos relevantes.
5.5. Equilibre o uso de termos técnicos tanto do Direito quanto de tecnologia, O artigo precisa ser compreendido mesmo por iniciantes e leigos nesses temas.
5.6. Utilize dados para corroborar as opiniões e cite fontes para embasar as ideias.
5.7. O texto publicado pelo Colunista voluntário poderá conter links externos para outros sites, desde que sejam relevantes ao contexto do tema abordado pelo artigo. Nestas situações deve-se observar o atributo “_blank” nos links externos. O link externo em hipótese alguma poderá redirecionar o visitante do site para páginas promocionais ou comerciais de qualquer natureza.
5.8. Caso o colunista voluntário utilize fotos e imagens para ilustrar seu artigo, é imprescindível que estas fotos e imagens sejam livres de direitos autorais e royalties. Para imagens obtidas em bancos de imagens gratuitos, o colunista deve observar as regras de crédito ao autor da imagem.
5.8.1. Observação importante: fotos e imagens do Google Images ou outros buscadores da internet não são de uso público e não devem ser utilizadas.
5.8.2. O formato das imagens pode ser JPG ou PNG. O tamanho das imagens deverá ter no máximo 960 pixels de largura. O peso das imagens não poderá exceder 500mb.
5.9. Caberá ao Colunista voluntário investigar periodicamente por cópias sem atribuições de sua autoria. Sempre que viável, o Portal Direito na Era Digital irá intervir em problemas relacionados a cópias de artigos por outros veículos e sites sem prévia autorização.
Direito Autoral do Colunista
6.1. O Portal Direito na Era Digital publica todo o conteúdo aberto segundo as diretrizes do Creative Commons sob a atribuição “NãoComercial-Compartilha-Igual”.
6.2. Ao ter seus artigos publicados o Colunista voluntário concorda com esse modelo de copyleft e cede os direitos autorais patrimoniais ao Portal Direito na Era Digital conforme art. 17 § 2º e art.36 da Lei de Direitos Autorais.
6.3. Ao se desligar ou ser desligado do Portal o colunista não poderá exigir a exclusão dos conteúdos publicados. Todos os artigos enviados pelo colunista poderão ser mantidos no site com os devidos créditos ao autor Colunista.
6.4. O autor de cada texto é o titular exclusivo dos Direitos Autorais sobre a sua respectiva obra, de acordo com a Lei 9.610/1998, arts. 7º, I; 11; 17 e 18, sendo livre para exercer os seus direitos morais e patrimoniais, inclusive para publicar seus trabalhos nos veículos em que desejar. Contudo, conforme a Lei 9.610/1998, arts. 5º, VIII, h; 7º, XIII; 11, parágrafo único; 17, §2º; 18 e 87, o Portal Direito na Era Digital é titular dos direitos autorais sobre a coletânea de textos publicados no site.
6.5. O Portal não exige que os artigos cedidos pelos Colunistas voluntários para publicação no site, sejam exclusivos, mas exige que sejam originais. Os autores dos textos são responsáveis pela obediência à legislação autoral.
6.6. Citações de trabalhos de outros autores devem ser sempre acompanhadas da referência, em bibliografia e/ou nota de rodapé, usando aspas quando houver transcrição literal.
6.7. Em solicitações de créditos para direitos autorais envolvendo imagens, vídeos, áudios e/ou trechos de conteúdos utilizados no Portal, a Redação conversará prontamente com o reclamante – solicitando, se houver necessidade, as comprovações para o mesmo e os dados para fornecimento correto do crédito em questão.
Linha Editorial
Este item descreve a linha editorial do Portal Direito na Era Digital com macro diretrizes que devem ser seguidas pelos colunistas.
7.1. O público-alvo do Portal é composto por Advogados, Juristas, Magistrados, Administradores Legais, Estudantes de Direito e Paralegais.
7.2. Tom de Voz e Linguagem do Portal: formal, sem tecnicismo, sem juridiquês;
7.3. Temas abordados no portal sob os diversos tipos de conteúdo definidos:
- Direito 4.0 / Advocacia 4.0 / Advogado 4.00
- Judiciário 4.0 / Justiça 4.0 / Litigation 4.0 / Open Justice
- LawTechs / LegalTechs
- Legal Analytics / Jurimetria / Volumetria / Data Driven / BI
- Legal Operations / Legal Ops / Controladoria Jurídica / Gestão Jurídica
- Inovação na Advocacia / Transformação Digital / Megatendências
- Legal Design / Visual Law / Design Thinking
- Automação de Processos e Documentos / RPA
- Análise de Contratos / Inteligência Artificial
- Pesquisa Jurídica
- Taxtech
- Tecnologias Transformadoras (Cloud, IoT, IA, RA, RV)
- Privacidade / Segurança da Informação / LGPD
7.4. Tipos de conteúdo veiculados pelo Portal Direito na Era Digital:
- Artigos
- Notícias
- Divulgação de Eventos e Cursos
- Resenhas de Livros
- Vídeos
- Matérias Especiais
- Entrevistas
7.5. Editorias / Categorias de Artigos:
- Inovação
- Estratégia
- Analytics
- Mercado
- Judiciário
- Tecnologias
Fluxo de colaboração do Colunista voluntário
8.1. Após aprovado pelo Portal o colunista voluntário será cadastrado e terá um perfil de Autor no site.
8.2. O colunista voluntário receberá em seu email cadastrado um login e senha para acessar a área administrativa de publicação de conteúdo, bem como o endereço para acessar a área de gerenciamento de conteúdo.
8.3. Em seu primeiro acesso o colunista voluntário deverá acessar o seu perfil e preencher todos os dados solicitados, como contatos, redes sociais, mini biografia e foto. Estas informações ficarão disponíveis ao final de cada artigo publicado e na página exclusiva do autor.
8.4. Após completar seu perfil o colunista voluntário estará liberado para publicar seus artigos. Para isso deve acessar o site na seção Posts > Adicionar novo post. Os campos de título e texto estarão disponíveis para a publicação do autor e as configurações do texto devem seguir as diretrizes de conteúdo descritas no item 5.
8.5. Após publicado pelo colunista voluntário o texto ficará aguardando revisão por parte da Redação do Portal. Essa liberação pode levar até 24 horas.
8.6. Neste processo de revisão, além dos aspectos gramaticais e de adequação do tema, o texto também poderá ser revisado e alterado para aplicação das técnicas de SEO.
8.7. Não será emitida certidão de aceite de publicação ou de material publicado, pois o POrtal não é revista científica.
Benefícios para Colunistas voluntários
9.1. Página exclusiva no portal com minibiografia, dados de contato e redes sociais do Colunista.
9.2. Crédito ao Colunista voluntário em todos os artigos de sua autoria.
9.3. Página com listagem geral de todos os colunistas voluntários.
9.4. Alta exposição entre leitores do Portal e nos resultados de buscas do Google.
9.5. Possibilidade de se tornar um Colunista patrocinado e receber comissão por indicação do anunciante que o solicitou.
9.6. O Colunista voluntário terá prioridade para divulgar e comercializar no Portal os materiais ricos de sua autoria.
9.7. O Colunista voluntário irá usufruir de descontos de 20% em cursos e materiais pagos oferecidos pelo Portal.
Aceite deste Termo de Colaboração
10.1. Este Termo de Colaboração é firmado entre o Portal Direito na Era Digital e o Colunista voluntário que se candidata a publicar seus artigos no Portal.
10.2. Ao ter o seu primeiro artigo publicado no Portal Direito na Era Digital o Colunista voluntário aceita de forma livre e expressa estes Termos de Colaboração e todas as diretrizes e políticas descritas nesta página, bem como os Termos e Condições de Uso e a Política de Privacidade.
10.3. O Colunista voluntário assume que é o autor ou coautor do artigo enviado, garantindo que não constitui nenhuma violação de Direitos Autorais e/ou de personalidade.
10.4 O Colunista voluntário declara responsabilidade integral sobre seu conteúdo.
10.3. O Colunista Voluntário autoriza a publicação de seu artigo pelo Portal Direito na Era Digital e o faz de forma gratuita e sem contraprestação pecuniária ao autor.
Este termo poderá ser alterado sem prévio aviso e estará sempre disponível no Portal Direito na Era Digital.
Preencha o formulário abaixo para se candidatar a Colunista Voluntário do Portal.