Serviço eletrônico entre cartórios potencializa transmissão de documentos
A automação está diretamente ligada ao aumento da produtividade. Por isso essa tem sido a base de tantos projetos e pesquisas no universo jurídico no esforço de se adequar à Transformação Digital. Nesse sentido, uma iniciativa implementada nos serviços de cartórios trafegou quase 1 milhão de documentos em apenas 1 mês de operação.
O Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado (SAEC) já se configura como um dos maiores sistemas eletrônicos de tramitação de documentos entre os cartórios, conduzido pelo Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) e fiscalizado pela Corregedoria Nacional de Justiça. Lançado no dia 21 de setembro de 2021 e regulamentado pelo Provimento 89/2019 da Corregedoria Nacional, tem como objetivo centralizar as solicitações de serviços de cartórios de imóveis. Dessa maneira, a plataforma faz a distribuição dos pedidos para as serventias competentes.
Atualmente o sistema interliga unidades em 17 estados, permitindo rapidez e segurança jurídica às transações vinculadas a imóveis e agilidade a atos da Justiça, como arresto, sequestro e penhoras on-line de bens imóveis de origem ilícita e de apoio aos serviços extrajudiciais. Do total de documentos tramitados via SAEC desde seu lançamento até o final de outubro, mais de 336 mil trataram de matrícula on-line, mais de 294 mil foram de certidões digitais, mais de 174 mil se referiram à pesquisa de bens e outros 57 mil foram de pedidos de ofício.
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