O Governo Federal criou uma aplicação onde todos os eletrodomésticos do Brasil irão receber uma certificação gravada em cadeia blockchain.
O projeto que irá gerar o Selo Procel de Economia de Energia ainda se encontra em fase de planejamento. A Eletrobrás publicou um edital buscando a contratação de fornecedor para o desenvolvimento da plataforma blockchain que irá abrigar o projeto. O objetivo do Selo Procel é garantir ao consumidor que os equipamentos e eletrodomésticos à disposição no mercado atendem às normas de sustentabilidade e e que consomem menos energia.
Essa iniciativa de Transformação Digital vai contar com a interoperabilidade com parceiros como Inmetro, laboratórios, organismos de inspeção, fabricantes, associações e pesquisadores. Garantir a disponibilidade e unicidade das informações entre esses diversos participantes é a meta de governança estabelecida para o projeto.
Além dessa padronização, a plataforma poderá futuramente contar com recursos de Internet das Coisas agregando sensores e beacons integrados ao sistema para aferições de equipamentos e conscientização do usuário com interfaces de resposta pelo lado da demanda