O Governo do Estado de São Paulo elaborou a CreativeSP, uma missão de internacionalização da economia criativa do Estado para a edição 2022 do SXSW.
Com o Programa CreativeSP 10 empresas paulistas foram selecionadas para o SP Day, um módulo exclusivo com debates e palestras dentro do maior evento de arte, criatividade e inovação do mundo. O projeto se iniciou com 152 empresas inscritas para essa missão específica do South by Southwest 2022 (SXSW) que acontece de 11 a 20/3 em Austin, Texas (EUA). Mas o CreativeSP tem intenção de ir muito além, prevendo outras 10 missões internacionais para eventos setoriais estratégicos. Cada missão prevê a participação de 10 representantes de empresas e instituições culturais do Estado, que terão direito a um reembolso de até US$ 4 mil em despesas elegíveis e acesso a ações de capacitação, consultoria e monitoramento de resultados, além de acompanhamento pós-eventos.
As empresas selecionadas para o SXSW 2022 são: Amplifica (produtora musical), Barbatuques (música corporal), Claraluz (audiovisual), DançarMarketing (marketing cultural), Elo (audiovisual), Estúdio Bijari (arte, design e tecnologia), Lemme Content (comunicação de marketing), O2 (distribuição cinematográfica),Phonogram.me (marketplace de NFTs musicais) e Rito (experiências imersivas). Na agenda dos participantes estão previstos eventos culturais, ações de capacitação, palestras, seminários e encontros de networking, entre outras atividades.
O CreativeSP/Programa de internacionalização da economia criativa do Governo de São Paulo é uma ação conjunta entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a InvestSP e a Secretaria de Relações Internacionais do Governo de São Paulo e tem como objetivo difundir a produção cultural e criativa do Estado, estimular os negócios com parceiros internacionais, atrair investimentos e consolidar a imagem de São Paulo como polo cultural.